quarta-feira, 2 de junho de 2010

Coroação da Rainha do 13 de maio em Paraisópolis


Na última quinta-feira, 13 de maio, dia em que se comemora a libertação dos escravos no Brasil, Paraisópolis conheceu sua 77° Rainha. Hoje, 122 anos após assinada a Lei Áurea pela Princesa Isabel, a cidade ainda mantém a tradição de coroar anualmente uma rainha que simbolize a Princesa.

Esse ano Bruna Carolina Teixeira, estudante de 14 anos recebeu a coroa das mãos de Jeniffer Maria Faria Santos, rainha de 2009, ao lado de seu padrinho, José Aparecido Soares e de Etelvina Lopes Ribeiro de Godoy Rainha homenageada.
Bruna iniciou seu discurso dizendo: “ser coroada é estar rainha e não ser rainha, pois as pessoas passam e a tradição fica”.
Para ela ser coroada rainha é muito mais do que vestir um vestido bonito e receber uma coroa: “é conhecer e respeitar uma cultura, uma tradição. Ser rainha proporciona um enriquecimento cultural muito grande”.

Conceição Aparecida Pereira, além de presidente da Câmara Municipal de Vereadores, é mãe da rainha, em seu discurso Cidinha relembrou fatos marcantes no decorrer da história da Associação Recreativa Princesa Isabel Rosa de Ouro, lembrando principalmente que nesse dia 13 a instituição fundada em 1964 pelo meritíssimo Juiz direito Dr. José Grossi comemora 46 anos.
Dentre suas homenagens citou também algumas rainhas coroadas ao longo dos anos, sendo a primeira delas em 1934, Maria José Paula e Silva conhecida como (Dona Zezé) e também Senhora Etelvina Lopes Ribeiro de Godoy coroada Rainha em 1944 que voltou-se a linha do tempo para vivenciar a coroação de Bruna Carolina.
Cidinha finalizou seu discurso deixando uma mensagem a todos os que acompanharam a cerimônia: “O presente e o futuro são outros tempos, têm outras perspectivas, mas a estrutura está no passado. Quero afirmar que é imprescindível que uma sociedade que se pretenda avançada e respeitada, conheça e preserve sua história”.

Durante a cerimônia foram deferidas inúmeras homenagens póstumas, e fazendo uso de um verso de Guimarães Rosa o mestre de cerimônia homenageou as rainhas: Samara Pereira Costa e Maria da Silva Goulart, e a senhora Terezinha Bernardes. “As pessoas boas não morrem, ficam encantadas”.
Nesse momento de grande emoção aos presentes e principalmente aos familiares das homenageadas, o mestre de cerimônia encerrou o discurso afirmando: “a missão de vocês foi cumprida e suas lembranças estarão eternizadas em nossos corações”.

Estiveram presentes na cerimônia, autoridades civis e eclesiásticas, dentre elas o prefeito Sérgio Bizarria, o prefeito de Gonçalves Luis Rosa o vereador de Gonçalves Zil, a vereadora Sílvia Renata Teixeira, Padre Vanir, e contando também pela primeira vez na história da coroação, com a presença de um deputado Federal, Bilac Pinto que também prestigiou o tradicional baile no Clube Princesa Isabel Rosa de Ouro.

0 comentários:

Postar um comentário