segunda-feira, 7 de junho de 2010

Festa típica aquece o inverno de Gonçalves


Com a aproximação do inverno e a queda na temperatura, festas típicas ganham espaço entre as montanhas e cachoeiras de Gonçalves.
Um exemplo disso é a conhecida festa Junina realizada no Espaço Kalevala.
A festa teve início em 1995, quando a paulista Marianne da Silva Prado adquiriu o Sítio São João.
Hoje a festa é comemorada sempre no sábado de Corpus Cristi.
Inicialmente a festa foi criada em comemoração ao Santo que deu nome ao sítio. A festa foi crescendo, na medida em que foram incrementando a tradição. Em 1997, a festa ganhou o labirinto.
Marianne explica como funciona: “andamos no labirinto e todos que participam. Colocam uma pedra nas paredes que estão sempre crescendo. É um caminho único para o centro, não da para se perder, mas podemos ter a sensação de estarmos perdidos e de não saber se vamos chegar ao centro, mas se andarmos sempre em frente seguindo as curvas do caminho chegamos”.
No início a festa acontecia à noite, mas na medida em que foi crescendo passou a ter início a partir das 11h30min.
Dentre as muitas atrações destacam-se: jogos, apresentações de danças, músicas, elevação dos mastros de Santo Antônio, São João e São Pedro, e o terço rezado na capela. Este ano o tema adotado foi o medieval para ter uma maior ligação com o labirinto que era muito popular nesta época.
E é assim misturando a cultura regional com a cultura finlandesa que este ano acontecerá a XVI festa Junina do Kalevala.
O Sítio fica no Bairro Campestre em Gonçalves, e a festa é aberta ao público, paga-se apenas a consumação.

0 comentários:

Postar um comentário