terça-feira, 29 de junho de 2010

Primeiro aberto de tênis é realizado nas quadras públicas de Paraisópolis.


O conjunto de quadras publicas José Custódio Coimbra, inaugurado no dia 26 de março, através da parceria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos com a prefeitura, sediou seu primeiro torneio de tênis.
O torneio recebeu 20 atletas de sete cidades, divididos em categorias B para iniciantes e categoria A, aberta para tenistas com diferentes níveis de experiência.
Os atletas foram separados em duas chaves com partidas eliminatórias na primeira rodada, depois os vencedores seguiram para as quartas - de final, semifinal e final sucessivamente.

Os resultados finais foram: categoria B o campeão foi Douglas Funchal e o Vice-campeão foi Leonardo Nery, ambos de Pouso Alegre.
Na categoria A, o campeão foi Carlos Bartolomei de Jacutinga e o Vice-campeão foi João Rabelo de Pouso Alegre.

O departamento de esportes municipal, representado pelo Sr. Noed Rezende contou com a colaboração Cecílio Souza, que foi quem tornou o evento possível com a participação de Gilson Barros.
Os dois praticantes do esporte viram no evento uma oportunidade de modificar a visão elitista do tênis no país.

O tênis no Brasil é considerado um esporte elitizado em virtude principalmente a ausência de quadras públicas. Gilson que é praticante do esporte explica que isso ocasionou o desenvolvimento do esporte dentro de clubes particulares. Ele cita o exemplo de outros países: “Estados Unidos e a Argentina, que são duas potências do tênis mundial, existe um modelo diferente de desenvolvimento, com um número expressivo de quadras públicas”.
Gilson ressalta a importância de iniciativas como a da prefeitura em parceria com os Correios e com a Confederação Brasileira de Tênis: “essa parceria possibilitou a construção de duas excelentes quadras públicas em nossa cidade que servem exatamente para mudar esta situação, permitindo a toda população acesso ao tênis”.

O evento contou também com uma partida demonstrativa entre o Professor de tênis Andrey de Pouso Alegre e o tenista Gustavo de Bragança Paulista.
Estuda-se a realização de outro torneio de tênis em agosto desse ano.
O professor Andrey deu início a um projeto experimental de ensino de tênis para crianças carentes de Paraisópolis no dia 31 de maio. As aulas acontecem nas segundas e terças-feiras. A prefeitura municipal cede as quadras, e ele ministra duas horas de aula por dia para as crianças carentes. O professor também oferece aulas particulares nos demais horários para os interessados em aprender o esporte e que possam pagar pelas aulas. A iniciativa é voluntária e não gera custos para a prefeitura.

0 comentários:

Postar um comentário