sábado, 20 de março de 2010

Um dos melhores cafés do mundo é paraisopolense

[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A agricultura orgânica ganha cada vez mais espaço na economia mundial. Mas não é preciso ir longe para conhecer como é dado o processo de cultivar alimentos sem o emprego de agrotóxicos.
Em Paraisópolis, encontramos a Fazenda Santa Terezinha, no bairro do Jacinto, à apenas 12 km da cidade. A fazenda é propriedade da família Almeida, reconhecidos produtores de café. Quem nos apresentou o cultivo do café orgânico foi um dos herdeiros, o agrônomo, Paulo Sérgio de Almeida.

Ele conta que é produtor de café desde 1980, além de criador de gados e porcos.
Por volta de 1998, foi que o rumo da produção cafeeira em sua fazenda começou a mudar.
O investimento maciço na produção orgânica apresentou grande retorno, e hoje o café produzido na fazenda Santa Terezinha é conhecido mundialmente.

Entre as variedades produzidas destacam-se Bourbon Vermelho, Rubi, Mundo Novo e outras, espalhadas em 172 hectares de terra.
A compostagem utilizada na fertilização é uma mistura dos dejetos provenientes da suinocultura e do gado de leite, além de um composto extraído do peixe, germe de trigo, farelo de soja, entre outros, que misturados resulta no fertilizante. Para completar o café de Paulo Almeida cresce diferenciadamente à sombra das árvores.

Em outubro de 2001 seu café ganhou seu primeiro prêmio, ficando em 1° lugar no concurso da Associação Brasileira de Cafés Especiais, recebido na sede da Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo. No ano seguinte ficou novamente entre os primeiros, sendo dele o 3° lugar, e assim vem acontecendo nos últimos anos.

Recentemente recebeu visitantes da Dinamarca, Eslováquia, Alemanha e um barista do Rio de Janeiro, que provaram do seu café em Poços de Caldas - MG, e vieram até Paraisópolis especialmente para conhecer sua produção.

Atualmente suas maiores exportações internacionais são para a Inglaterra e EUA.
Por que seu café é dado como um dos melhores do mundo? Paulo Almeida explica: “não produzimos apenas um café saboroso, produzimos um café de qualidade”.

0 comentários:

Postar um comentário