segunda-feira, 15 de março de 2010

Nutricionista promove alimentação saudável nas escolas de “Ouros”

[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A partir do dia 08 de março, as escolas municipais de Conceição dos Ouros integraram um programa de alimentação saudável, acompanhado pelo nutricionista Pedro Paulo Oliveira. O projeto faz parte da extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde Pedro faz mestrado.

O programa vai até o dia 19, quando é comemorada a semana da alimentação e pretende atender as seis escolas municipais da cidade.
A idéia é acompanhar todo o processo de alimentação das crianças, começando pela cozinha. Pedro Paulo observa pontos positivos no preparo dos alimentos. Além de orientar às merendeiras, o nutricionista sugere maneiras de adequar os alimentos saudáveis às refeições dos alunos, levando sempre em conta os hábitos da região.

O nutricionista lembra que quanto mais cedo incorporar alimentos saudáveis no cardápio das crianças, melhor é a aceitação.
Em sua avaliação cita a importância da troca de experiência entre as escolas: “o Centro Educacional Maria José da Rosa, encontrou um jeito de inserir brócolis ao cardápio, incorporando-o ao bolinho, as crianças até repetem”. Iniciativas como essa contribui na adequação nutricional.

O programa faz parte de uma parceria entre o Emater e a Secretaria de Educação do município. Para o encerramento está sendo preparada uma palestra para as crianças.
Pedro irá trabalhar no Instituto Federal de Educação em Inconfidentes, e diz que há grande chance desse projeto ter continuidade, já que a extensão é uma meta do Instituto.
A diretora da escola João Pinheiro, Regina Lúcia A. Correa Ribeiro, ressalta a importância de a escola contar com um profissional acompanhando não só o processo de alimentação dos alunos como também da parte de higienização correta dos alimentos: “a escola só tem a ganhar”. Conta Regina satisfeita com os resultados.

Outro ponto importante com relação aos alimentos consumidos na escola é o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, (PAA). De acordo com a lei Federal n° 11.947, às escolas podem adquirir no mínimo 30% dos alimentos de produtores agrícolas da cidade, e não é necessário licitação.
De acordo com dados do Emater, C. dos Ouros possui o maior índice de êxodo rural da região. Essa nova abertura, além de melhorar a alimentação nas escolas, gera novos empregos.
O PAA é formado pelo Ministério do desenvolvimento social e combate a fome, Ministério do desenvolvimento agrário, Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, Ministério da fazenda, Ministério do planejamento, orçamento e gestão e Ministério da Educação.

0 comentários:

Postar um comentário