sábado, 6 de março de 2010

Conceição dos Ouros recebe resultados do Proalfa 2009


[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]
As escolas Municipais de Conceição dos Ouros participaram mais uma vez do Programa de Avaliação da Alfabetização, (PROALFA), realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
O Programa faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave).
Os resultados foram disponibilizados no início desse mês,para que professores e responsáveis da educação pudessem analisar o desempenho dos alunos.


O PROALFA é aplicado na rede publica de Minas Gerais desde 2005, e visa medir os níveis de alfabetização dos alunos. O objetivo é auxiliar os professores na determinação e orientação de estratégias, visando aprimorar o desempenho do aluno gradativamente.
Participam desta avaliação os alunos que frequentam o 3º ano do Ensino Fundamental, antiga 2ª série.


A secretária Municipal de Educação Doratty Campos da Fonseca explica quais as providências tomadas após análise dos resultados: “a partir dos dados apontados pela avaliação, os professores podem reestruturar suas propostas e definir melhor suas estratégias de ensino”.
As escolas avaliadas em Conceição dos Ouros foram: “João Pinheiro", Maria de Fátima Lopes", "José Olímpio da Silva", e Centro Educacional "Profª. Maria José Rosa".
Os resultados do Programa vêm demonstrando os avanços dos alunos não só em Conceição dos Ouros, mas em todo o Estado. Minas Gerais ainda é o único estado que avalia os níveis de alfabetização dos alunos das redes públicas, estaduais e municipais.


Os resultados positivos fizeram com que aumentasse o número de escolas inclusas no programa: de acordo com dados da Secretaria de Estado de Educação , a adesão passou de 76,7 % em 2008 para 86,7% em 2009 nas escolas municipais.

0 comentários:

Postar um comentário