quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns Gonçalves

Em meio as Serras da Mantiqueira, há 49 anos, no dia 1º de março, o município de Gonçalves era emancipado politicamente. Hoje, possui pouco mais de quatro mil habitantes, sendo que a maioria reside na zona rural.
A jovem cidade está crescendo e cada vez mais atrai turistas em busca da hospitalidade oferecida e do friozinho característico da região. A paisagem rodeada por araucárias e hortênsias e recortada por nascentes d’água e cachoeiras, fez da cidade um novo pólo turístico.
O destaque para o turismo fez dele a principal fonte de renda. Há alguns anos, uma nova modalidade de subsistência vem crescendo e levando novamente o nome de Gonçalves. A agricultura orgânica. A produção de frutas e verduras sem o emprego de agrotóxico passou a gerar renda para a população. Com o aumento na produção foi criada a associação de produtores orgânicos, a "Orgânicos da Mantiqueira"  que vende sua produção na cidade e também fornece para os grandes atacadistas.
 A jovem cidade está crescendo, mas mesmo com a evolução, mantêm-se ainda em vários pontos as características originais dos colonizadores.
Não raro também, são resgatadas festas e manifestações de época, mantendo viva a essência da pacata cidade sul mineira.

0 comentários:

Postar um comentário