quinta-feira, 22 de março de 2012

Itajubá completa 193 anos e tem festa o mês inteiro

     No último dia 19, o município de Itajubá completou 193 anos de fundação. Para comemorar a data foi preparado um calendário festivo com eventos o mês inteiro.
Algumas obras foram inauguradas e entregues à população, entre elas a inauguração da nova Escola do bairro Anhumas, ‘Centro Integrado de Educação Municipal Cyrillo Rodrigues de Souza’ (Escola Municipal Professor Francisco Júlio dos Santos); inauguração de calçamento de vias do ‘bairro Pessegueiro’ e ‘bairro Ilhéus’; inauguração da quadra coberta da ‘Escola Municipal São Judas Tadeu’ e da ‘Escola Municipal Antônio Salomon’; inauguração da ‘Praça Ruan Brenner Silva’ e da academia ao ar livre do ‘bairro Santa Rosa’; inauguração da unidade Estratégia Saúde da Família do ‘bairro Nossa Senhora da Piedade’,  reforma do ‘Ginásio Poliesportivo Eugênio Bacci Fernandes Júnior’, entre outros.
Outra atração é a exposição “Luiz Cruls, um cientista a serviço do Brasil”, que pode ser visitada no Espaço Talento & Arte Maria Lyra Pereira, localizado no prédio da antiga Estação Ferroviária Restaurada (Museu Wenceslau Braz). A mostra itinerante já percorreu várias capitais brasileiras e fica em Itajubá até o dia três de junho.
O horário de visitação é das 8H às 12h e das 14h às 17h de segunda à sexta-feira.                                                                                               A exposição é realizada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e chegou ao município com apoio do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Dentre as opções festivas a programação inclui a exibição de vídeos e exposições de fotografias antigas, artesanato local, peças produzidas pela indústria de Itajubá e de livros de autores itajubenses na ‘Casa Centenária’. Os eventos acontecem diariamente desde o dia 1º até o dia 31 de março, das 9h às 20h.
Para as crianças, de 12 a 23 de março (exceto sábados e domingos), das 14h às 16h, apresentação da peça teatral infantil e interativa sobre a história de Itajubá, com Drika Costa.
Para finalizar, no dia 30 de março: exibição do filme ‘Pelos Meus Olhos’, que trata de violência doméstica, seguida de bate-papo e oficina com as conselheiras de defesa dos direitos da Mulher e lideranças comunitárias.
Todas as atividades serão gratuitas!

0 comentários:

Postar um comentário