quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sarau de Poesia e Viola em Gonçalves

O evento que destacou o tema: ‘Patrimônio Cultural de Gonçalves’, reuniu viola, poesia e artistas da região em um mesmo ambiente. O vento aconteceu no dia 12 de novembro no Clube Recreativo de Gonçalves.
‘Lembrar do passado é preparar o futuro’. Esse foi o lema adotado pela organização com objetivo de lembrar a importância do patrimônio histórico para a construção da cidade.

O Sarau contou com a presença de artistas como, Braga Barros, poeta de Paraisópolis que declamou alguns de seus poemas, do livro ‘Minhas Gerais’. Ludmila de Gonçalves, que escreveu e declamou oito micropoemas. O próprio organizador Décio com um poema-crônica de sua autoria. E Juarez Machado de Paraisópolis que levou o personagem Mineiro ‘Véio’, fez diversas brincadeiras e divertiu o público.
Muitos outros artistas que marcaram presença e história.

O evento contou com a participação de Viola. Antônio Venâncio que também leu poesias, Adriana e Carlão da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Escurinho (percussionista do Regional da Inezita Barroso), e Vereda Violeira com o CD de musica raiz entre outros.
Décio Zylbersztajn e sua esposa Rose foram os responsáveis pela realização do Sarau. Ele conta que recordaram entre as apresentações o painel que existia na antiga praça da cidade: “o painel de mosaico que retratava a igreja e a cidade ao redor foi removido. A praça não existe mais e o coreto foi removido”. Outro item que não foi esquecido pelos artistas foi a capela do bairro ‘Terra Fria’, derrubada para dar lugar a uma nova igreja e a antiga trilha turística da ‘Pedra do Forno’, onde eram realizadas procissões todos os anos: “essa trilha hoje já não existe, como resultado da exploração da mata de araucárias que lá existia”, explica Décio.

Para finalizar ele diz o que o que “todos se preocuparam com a perda da memória. Se não cultivarmos de modo positivo o passado, nós não teremos futuro”.
O próximo e último Sarau do ano será realizado no dia 10 de dezembro.

0 comentários:

Postar um comentário