segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Equipe ‘T.I.L.T’ de Cachoeira de Minas vence pela 2ª vez o torneio de robótica de Minas Gerais.

O ‘Torneio Mineiro de Robótica Educacional FIRST LEGO’ foi realizado em Itajubá na quadra poliesportiva da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), nos dias 29 e 30 de outubro. A disputa foi entre 30 equipes compostas por no mínimo seis e no máximo 10 integrantes, com idade entre 10 e 15 anos. Os alunos tiveram a missão de encontrar soluções tecnológicas para o corpo humano, passando por quatro critérios de avaliação: trabalho em equipe, projeto do robô, projeto de pesquisa e missão. Os times acumulam pontos e os oito melhores colocados conquistam vaga no torneio nacional Cada equipe também é premiada separadamente em vários critérios.

Esse ano o título mineiro ficou mais uma vez em Cachoeira de Minas com a equipe Tilt, formada pelos alunos: Paulo Eduardo, Leonardo, José Guilherme, Letícia, Mário Henrique, Luís Gabriel, Luís Henrique, Maria Clara, Carlos Otávio e Paulo Henrique das escolas: Escola Estadual senador Bueno de Paiva e IPE (Instituto Presbiteriano de Educação) de Santa Rita do Sapucaí.


O torneio FIRST LEGO League é realizado em todo o mundo e já mobilizou mais de 14 mil estudantes de 42 países, com a participação de 32 mil voluntários.
O analista de torneios da ZOOM e juiz oficial do torneio, Danilo Yoneshige, explica que com o tema deste ano, ‘Body Forward’, a LEGO transformou em desafio robótico os avanços da engenharia biomédica e  visa incentivar jovens no mundo da ciência e tecnologia. Ele conta que há uma deficiência no ramo tecnológico: “no ano passado o Brasil exportou cerca de 24.000 engenheiros. Por isso eventos como esse são fundamentais para desenvolver o quanto antes as aptidões profissionais das crianças”.

Os pilares do programa são os seus valores fundamentais, os quais enfaziam: contribuir com os colegas, espírito desportista, aprendizado contínuo e envolvimento com a comunidade.

Para o estudante Carlos Eduardo Teixeira, que cursa o 3º ano de engenharia elétrica na Unifei e atuou como juiz voluntário no evento, a tecnologia, além de estimular os jovens, facilita o aprendizado: “classifico um torneio de robótica como uma convocação para a área tecnológica. Ele pode ajudar a florescer ou não o interesse para esta área” conclui. Para ele a tecnologia e a educação devem ser aliadas no processo de desenvolvimento dos jovens “quando utilizadas corretamente”, enfatiza.

Andriel Biagioni também estudante da Unifei no Curso de Engenharia da Computação e juiz voluntário do torneio, diz que o ensino por meio de tecnologia facilita o aprendizado de forma interativa e prende a atenção dos jovens além de ajudar a desenvolver a criatividade nos desafios: vejo o torneio não só importante para o desenvolvimento intelectual das crianças em resolverem problemas com criatividade, é uma forma de educação saudável que aprendi e desejo compartilhar com meus futuros sobrinhos e filhos”, comenta.

            O torneio sem fins lucrativos é organizado pela AMEducação (representante da ZOOM Education For Life e da FIRS – For Inspiration and Recognition of Sience and Tecnology no Brasil e realizado pela Prefeitura, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, Unifei, Colégio G9, ACICAM (Associação Comercial e Industrial de Cachoeira de Minas), AISI (Associação de Integração Social de Itajubá) e Integral Sistema de Ensino.



0 comentários:

Postar um comentário