segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Qual o segredo do pastel de Paraiso?

Pastel frito na hora, quentinho, crocante e com o recheio que escolher. Não há quem não se apaixone pelo sabor. O mercado municipal que acolhe seis bancas especializadas na iguaria, existe a mais de 100 anos e conquista moradores e visitantes logo na entrada, com o cheiro inconfundível do pastel recém saído da gordura.

Os pasteleiros começam a rotina de preparar a massa ás 7:00, tudo feito artesanalmente. São utilizados cilindros manuseados com destreza para esticar a massa. Desde o início da manhã até ás 18:00 quando se encerra o expediente, não há um momento de sossego. É pastel saindo a toda hora!

O dia de maior movimento é domingo, depois das 10:00. O calçadão que dá acesso ao mercado fica lotado após a missa das crianças na Igreja Matriz, e de lá o caminho é certo, famílias inteiras se aglomeram em frente ao box de pastel preferido.

Mais o que há de tão especial?
Márcio Borges 21, de Conceição dos Ouros guarda na lembrança o gostinho do queijo, derretido pela massa: “desde criança tenho o hábito de ir ao mercadão quando vou a Paraiso, além de delicioso o pastel, é muito interessante ver como preparam a massa”. Para ele, o sabor inconfundível faz do pastel do mercado referência pelo sabor, qualidade, preço e tamanho.

Lourival Ribeiro mantém sua pastelaria no Mercadão há 16 anos, e perde a conta de quantos pastéis chega a fritar por dia.
Para ele o motivo da fama da iguaria é a forma artesanal como é feita: “um diferencial” afirma.

Um assíduo frequentador da banca de Lourival é João Batista de Oliveira, mais conhecido como João Cabeça de 75 anos. Ele conta que trabalhou no mercado aos 12 anos de idade em uma banca de roupas e não abre mão de um pastelzinho: “sempre tive o hábito de comer pastel no mercado, o sabor é realmente diferenciado”.

Frequentadores novos, antigos, da cidade ou não, fãs do delicioso pastel dividem uma mesma opinião: “é o melhor pastel que já comi”.

E quanto ao segredo? Só experimentando para saber!

0 comentários:

Postar um comentário