quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fotógrafo da Folha de SP ministra palestra em Pouso Alegre

A palestra denominada “Coberturas em áreas de conflito” foi ministrada pelo fotógrafo Joel Silva do jornal Folha de SP no dia 4 de novembro. O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre.

Joel já esteve em várias coberturas como a Copa do Mundo da França em 1998 e da África do Sul em 2010. Em 2000 acampou com a guerrilha das Farc na Colômbia, cobriu o golpe militar em Honduras em 2009, a ocupação do morro do alemão em 2010 e, recentemente, os conflitos na Líbia. O fotógrafo se ateve mais com mais recente cobertura. Ele contou sua experiência em cobertura de guerra e as situações de perigo que viveu em quinze dias fotografando o conflito no leste da Líbia, perto de Benghazi, quartel-general das forças rebeldes.
Para contar as histórias de sua profissão, o fotógrafo usou fotos importantes, que lhe renderam prêmios e admiração, além de mencionar fatos marcantes em sua carreira dando ênfase na humildade e persistência. “Eu tenho uma teoria que todo ser humano é fotógrafo, a diferença do cidadão comum para mim é que ele não sabe operar o equipamento. Todos tem um olhar diferente sobre a mesma coisa”, afirma Joel.

            Dentre o público, boa parte era composta por estudantes de jornalismo. Para eles Joel ressaltou a importância de se conhecer um pouco da cultura do local onde fará uma cobertura e saber informações básicas, principalmente em áreas de conflito.
“Acreditar na sua profissão e não desistir”. Essa foi a mensagem que Joel Silva tentou transmitir aos que assistiram sua palestra.
            O fotógrafo já ganhou vários prêmios, entre eles, o EveryHumanHasRights , na França, em comemoração aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Ganhou também o Wladimir Herzog de Direitos Humanos, Dom Helder de Direitos Humanos, entre outros nacionais.

0 comentários:

Postar um comentário