segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Portais serão construídos em Cachoeira com verba do ICMS turístico

Cachoeira de Minas está entre os 62 municípios habilitados ao ICMS turístico para 2012. O Governo de Minas espera repassar aos contemplados cerca de R$ 10 milhões para que apliquem diretamente na atividade.

O recurso do ICMS deste ano, que Cachoeira recebe, é aplicado em ações que integram o Plano de Desenvolvimento Turístico, como explica o encarregado de cultura e turismo, Fábio Leme: “uma parte foi investida na contratação do show da dupla sertaneja Pedro & Thiago, para a realização da Festa da Fogueira de São Pedro deste ano, principal atrativo turístico cultural da cidade.” Outra parte do recurso foi aplicada na contratação da arquiteta Cláudia Cunha, responsável pelo futuro pátio da fogueira e pela mais nova novidade do município, a construção dos Portais nas entradas da cidade. Sendo que a verba para a construção também provém do ICMS.

A construção dos portais está em estamos em processo licitatório. Assim que concluído, terá início a construção, o que deve ocorrer dentro de 30 dias no máximo. A previsão é que, ao menos, um portal seja feito ainda este ano.

A elaboração do dossiê de habilitação de Cachoeira ficou a cargo da secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio do Comtur e do Circuito Turístico Serras Verdes. Que abriu mão da consultoria oferecida para realização do dossiê. E o resultado coloca Cachoeira pela segunda vez consecutiva entre os municípios contemplados. Fábio fala sobre os possíveis projetos de aplicação do recurso de 2012: “provavelmente será investido na execução de um grande projeto de sinalização turística na zona urbana e na zona rural do município”.

Neste ano, 217 cidades mineiras enviaram para a Secretaria de Estado de Turismo a documentação para habilitação ao benefício. Houve um crescimento de 41% na participação dos municípios em relação a 2010.
Já no ano anterior, 44 cidades mineiras foram habilitadas e desde janeiro de 2011, semanalmente, estão recebendo o benefício. A expectativa é de que até o final deste ano estas 44 cidades recebam uma soma de R$ 8 milhões.

BOX INFORMATIVO:
• Participar de um circuito turístico reconhecido pela Setur, nos termos do Programa de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais;

• Ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo;

• Possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), constituído e em funcionamento;
• Possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), constituído e em funcionamento.

0 comentários:

Postar um comentário