segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Que o vento espalhe cultura aos quatro cantos da praça


Paraisópolis, conhecida como “terra da ventania”, no dia 1° de agosto terá um motivo a mais para divulgar esse slogan. Será realizado na cidade o primeiro “É vento na Praça”.


De um modo geral pode-se dizer que “cultura” é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo. Pensando nisso, um grupo de amigos que formam uma organização autônoma em Paraisópolis, conhecidos como: Clube do Trem deram vida ao “É vento na praça”. Projetado para difundir a cultura e a arte paraisopolense e criar vínculo entre os artistas de Paraisópolis e região, o evento conta com 12 apresentações que serão divididas em três barracas montadas na Praça Coronel José Vieira, uma para pinturas, uma pra poesia e outra pra Pastoral da Criança que venderá comidas e bebidas, sem contar o sarau poético com debate literário e as duas tendas, uma de artes plásticas e outra de poesia.


Dentre as diversas atividades serão apresentadas canções próprias e instrumentais dos artistas, esculturas, pinturas e poesias, bem como artes plásticas, música, dança, arte escrita, artes cênicas, arte circense, entre outras expressões artísticas.
Os organizadores do evento são: Alfredo Faria Lopes de Paiva, José Geraldo Júnior e Júlio César Dias, além Benedito Carlos que fará parte da tenda literária e Marcos da banda Mente Explícita que é também um dos idealizadores do projeto.


Alfredo de Paiva, explica: “as apresentações ocorrerão uma por vez, haverá simultaneidade nos ambientes, isto é, enquanto ouvem as músicas das apresentações, a pessoa pode apreciar as pinturas dos artistas ou ler as poesias expostas, tanto na tenda como no varal que se estenderá pela praça.”


Perguntado sobre o impacto que o evento possa causar na sociedade Alfredo responde: “Espero que as pessoas parem pra pensar que aqui existem artistas bons e com vontade de fazer arte. Que a praça pública, também é um lugar pra se fazer arte e desenvolver atividades culturais.”
O evento não possui vínculo com a Prefeitura Municipal, e será concretizado com a colaboração de empresas que patrocinaram a idéia dos meninos.

0 comentários:

Postar um comentário