quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Artistas de Paraisópolis resgatam pedido de Amílcar de Castro


As homenagens ao ilustre filho de Paraisópolis não param. Amilcar de Castro foi um escultor, artista plástico e designer gráfico brasileiro. Nascido em Paraisópolis, partiu aos quatro anos, retornando a sua terra natal aos 67 anos.
A antiga estação de onde o artista partiu, tornou-se mais tarde Centro Cultural Amilcar de Castro em sua homenagem.

Durante a 2ª Semana Cultural Amilcar de Castro que aconteceu de 08 a 12 de junho, foi atendido um pedido feito por ele em seu discurso de agradecimento à homenagem. Como foi registrado pelo escritor Braga Barros o artista enfatiza que aquela casa, estaçãozinha simples, mas linda de feitura não deveria ser somente um museu, mas uma casa de participação social de Paraisópolis, com pintura, escultura e desenho para provocar o pensamento da Cultura.

Sendo assim o Departamento de Cultura e Turismo passou a realizar saraus na antiga plataforma de trem, que possui além da sala do museu, uma sala de exposição. Durante a Semana Amílcar de Castro, o muro da divisa entra o museu com a Escola EPEP começou a ser pintado por artistas da cidade.

As obras são de aproximadamente 2,0 x 2,0, sendo a primeira da direita para a esquerda está a pintura de Garrido: fechadura por onde se espia obras de Amilcar, que se transforma em uma locomotiva; ao lado Emaculada e os alunos Gilberto e Eneida: típica paisagem mineira mostrando os três tipos de ipê da região; Dimas Tatoo: Iara, Mãe d’ água, em forma de anjo se banhando na lagoa escura numa noite de lua; Braizinho: Uma paisagem vista da janela de Amilcar e uma janela na paisagem e também uma bandeira do Brasil, imaginada por Amilcar de Castro em época de Copa do Mundo.

O artista Garrani, também deixaria sua obra no muro, mas infelizmente antes de dar início a sua obra, veio a falecer.
Restaram dois espaços que já foram oferecidos à D. Rosa e ao Alex Mente Explícita para pintar a Maria Fumaça que visitava Paraisópolis.

De acordo com o secretário de Cultura, Lazer e Turismo, Getúlio Dorneles Castro o projeto caiu no gosto popular: “muita gente vem até o Centro Cultural fotografá-las” e ele acredita que a iniciativa pode incentivar a espalhar a arte dos artistas pelos muros de nossa cidade.

0 comentários:

Postar um comentário