quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gonçalves: Destino certo para todas as estações


Com final do inverno, chega ao fim também a temporada de maior movimento na cidade de Gonçalves. O período conhecido como “alta temporada” vai de maio a julho, e é quando turistas vindos principalmente de São Paulo e do Vale do Paraíba invadem a tranqüila cidadezinha da Serra da Mantiqueira à procura de baixas temperaturas.
A temperatura na cidade varia entre 10° e 30° e seu relevo é quase que totalmente montanhoso, proporcionando picos que podem chegar a 2100 metros.

A economia local gira basicamente em torno do turismo, sem esquecer é claro da agropecuária que também é um ramo de atividade muito forte na região.
A procura por Gonçalves tende a diminuir conforme a temperatura se eleva, mas se engana quem pensa que Gonçalves não tem atrativos para o verão.

Algumas atividades são melhores apreciadas em tempos de calor. A cidade possui um conjunto paisagístico formado por cachoeiras, araucárias, florestas remanescentes da mata atlântica, entre outros atrativos para quem deseja apreciar a natureza fazendo turismo rural, esportes radicais, ou uma simples caminhada.

A diretora de turismo de Gonçalves Marília Ribeiro acredita que os visitantes de Gonçalves tem um perfil definido: “é um turista que busca tranqüilidade, segurança, sossego, e estar em contato com a natureza, então quem realmente tem esse perfil acaba vindo pra Gonçalves nas duas épocas”. “ O fato é que quem gosta acaba voltando”.

Com relação à economia da cidade Marília não acredita que haja uma deficiência em tempos de baixa temporada: “Claro que os empresários ganham mais no inverno, mas nos outros meses a gente continua recebendo pessoas, não acredito que a gente fique um final de semana sem ninguém na cidade”.

Marília também faz um convite: “A gente recebe sim pessoas aqui do sul de Minas, mas é uma quantidade muito menor se comparado aos turistas de São Paulo, e é um publico que a gente realmente gostaria de receber”. “no final do ano com exceção do mês de agosto a gente tem um feriado prolongada em cada mês”.
E aproveita para lembrar que os preços ficam mais acessíveis nessa época do ano.

0 comentários:

Postar um comentário