segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cardápio Escolar será reforçado com produtos da agricultura familiar.




No dia 07 de maio na Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho, em Conceição dos Ouros, aconteceu a chamada pública de aquisição dos alimentos de agricultura familiar (PAA), para compra direta dos produtos.
De acordo com o artigo 21, da Resolução CD/FNDE nº. 38 de 16/07/2009 as escolas municipais e estaduais que recebem repasse do FNDE - Fundo Nacional da Educação devem adquirir no mínimo 30% do valor recebido, em gêneros diretamente da agricultura familiar, sendo que para a aquisição dos produtos não é necessária licitação.
O agricultor familiar pode vender até R$ 9.000,00 no ano e o preço é o praticado no mercado atual. A única exigência é a de que o agricultor tenha a DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar)

A diretora da Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho, Sônia Cristina Faria Terra Siqueira procurou o escritório local da EMATER que é a entidade articuladora deste projeto e solicitou a chamada pública.
Com a iniciativa, as escolas a exemplo da João Ribeiro, poderão contar com alimentos de qualidade, oriundos do próprio município.

Até o momento, a escola já contratou o valor de R$ 4.500,00, beneficiando seis agricultores que entregarão os produtos entre maio a agosto. Dentre os gêneros: banana, mandioca, ponkan, alface, beterraba, cenoura, fubá, maracujá, couve, repolho e feijão.
Uma nova chamada será realizada no segundo semestre, para que o projeto tenha continuidade na cidade.

Segundo a extensionista de bem-estar Social da EMATER-MG, Aline Oliveira Guidis, esta é uma oportunidade muito importante dada aos agricultores, pois permite que comercializem seus produtos no próprio município, por um preço justo, sem depender de atravessador, mas ressalta que para isto, é necessário que o produtor esteja preparado.
Ainda de acordo com Aline todos são beneficiados: “a escola sabe quais produtos estão sendo oferecidos aos seus alunos, podendo rastrear a origem e qualidade, sem dúvida um ganho para toda a sociedade”.

A diretora Sonia, ressalta a importância deste projeto e se mostra muito feliz em poder comprar alimentos da agricultura familiar local, ressaltou também a importância social do PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar.

0 comentários:

Postar um comentário