segunda-feira, 5 de abril de 2010

Oficina de atenção básica à saúde é ministrada em Paraisópolis


No dia 24 de março foi realizado na escola Estadual Antonio Eufrásio de Toledo, a 6ª Oficina Municipal da Implantação do Plano Diretor da Atenção Primária a Saúde. O principal objetivo da oficina é estruturar a atenção primária à saúde pública.

Para enfrentar os problemas de saúde que afligem a população, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, aceitou o desafio para construir um novo caminho que se inicia com um planejamento local, feito com os profissionais nos seus territórios de atuação e responsabilidade dos gestores nos seus municípios. De acordo com Milene Aguiar, Enfermeira do PSF Paraíso III e Especialista em Saúde da Família, o atual sistema de saúde no nosso estado, salvo exceções, ainda caracteriza-se por um sistema fragmentado de atenção à saúde, voltado para as condições agudas, com atenção primária à saúde de baixa resolubilidade e qualidade.
Esse plano é composto de10 oficinas elaboradas pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Escola de Saúde Pública do estado, contando também com o apoio das Universidades Federais de Minas Gerais.
A programação da 6º oficina foi destinada principalmente aos profissionais da atenção básica à saúde como: médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e saúde mental.
O curso abordou em suas edições anteriores temas como as Redes de Atenção à Saúde, Análise da Atenção Primária à Saúde no Município e Diagnóstico Local, Programação Local e Municipal, e Organização da Atenção à Demanda Espontânea.

0 comentários:

Postar um comentário