sábado, 24 de abril de 2010

Jogo on-line é a nova estratégia contra a Dengue


Os meios de comunicação e os agentes de saúde fazem grande campanha de conscientização à população e do combate a Dengue, principalmente nessa época do ano, onde o calor e a chuva tornam o ambiente propício para a proliferação do mosquito.

Pensando nisso a Escola Municipal "Monsenhor Sebastião Vieira", em Paraisópolis resolveu abraçar e disseminar esta campanha por meio das crianças.
A forma encontrada para atingir os alunos foi a implantação na grade de aulas de informática, de um jogo criado pelo Governo de Minas Gerais, em parceria com a rede de relacionamentos, Orkut. Essa é a mais nova estratégia de prevenção à doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti.

Jose Carlos Teixeira Faria, é vereador e professor de informática do período da manhã na escola, e foi precursor do projeto. Esse projeto se estendeu as aulas ministradas pela professora Rosana no período da tarde.
Os alunos integrantes do projeto cursam o 3°, 4° e 5° ano, e somam cerca de 150 crianças.

Ele conta que ao término da primeira aula os alunos foram pra casa, preocupados em examinar tudo e fazer a sua parte. “Na segunda aula, após uma semana, voltaram dizendo: Eu tirei a água do pratinho, eu joguei umas garrafas no lixo, eu matei um mosquito, eu tirei a água parada do pneu. E assim muitos e muitos relatos.” Conta José Carlos animado com os resultados. Ao ver o resultado positivo da iniciativa, levou o projeto ao conhecimento da Vigilância Epidemiológica para que este jogo fosse divulgado no município.

Carlos Alberto Venésio Gomes, técnico em Vigilância Sanitária, explica que toda iniciativa de educação é valida, pois além formar a conscientização das crianças, eles são grandes multiplicadores das informações obtidas.
“Temos vários exemplos de projetos desenvolvidos com escolas, relacionados com a Dengue que serviram de modelo para eliminação de focos do Aedes aegypti.”

0 comentários:

Postar um comentário