terça-feira, 13 de abril de 2010

Após posse do presidente COMTUR apresenta seu primeiro projeto: “Caminhos de Paraíso”


O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), criado em 09 de setembro de 2009, foi oficialmente apresentado à população no dia 1° de abril desse ano.
A reunião ministrada pelo Secretário de Cultura, Lazer e Turismo, Getúlio Dornelles Castro, teve início por volta das 20h00min no hotel Serras Verdes.
O primeiro passo foi a designação do cargo de presidente a um dos 10 membros do COMTUR. Em votação unânime José Fernando Cintra Schimidt foi eleito presidente.

Ao COMTUR compete assessorar o município, propor, aprovar projetos e criar regras, visando um turismo sustentável e viável para o município. O conselho é composto por representantes do Departamento de Cultura: Getúlio Castro (secretaria de cultura) e Maria Emaculada Carlos representando os artesãos, o poder legislativo: Pedro S. de Paula Ribeiro (Meio Ambiente), Marcelo Reginaldo Silva (Turismo), Rede Hoteleira: Antonio Aparecido Silva e Jandira Tenório de Carvalho Leite, Associação Comercial e Industrial: Rafael Afonso Teixeira (ACIP) e Maria Zuleika Santana da Silva (restaurantes), Sociedade Civil: Tatiane Machado Cambraia (Jornalismo) e José Fernando Cintra Schimidt (Circuito Serras Verdes).
Estiveram presentes na reunião também os vereadores Silvia Renata Teixeira e Lauro Maria Soares Justo.

O Plano de Ações está à disposição desde setembro do ano passado, sendo assim questionado da demora em apresentar formalmente os projetos e iniciativas do COMTUR e da eleição e posse de um presidente, Getúlio explica: “O prazo estipulado foi até outubro de 2009, conseguimos reunir e nos encaixar em todos os requisitos básicos em setembro. Muitos municípios atrasaram a entrega do material ou mesmo perderam o prazo, e este foi prorrogado, sendo assim Paraisópolis saiu na frente, isso nos possibilitou rever detalhes, e analisar melhor nossas propostas. Tivemos tempo também de contar com as consultorias oferecidas pelo Circuito Serras Verdes, especialistas em instituir o turismo sustentável na cidade. Esse mês estávamos preparados para apresentar oficialmente nosso projeto”.

O projeto citado refere-se aos “Caminhos de Paraíso”. Essa idéia projeta 3 caminhos turísticos a serem percorridos, sendo eles: Circuito da Ponte de Ferro, Brejo Grande, que conta com o trajeto de carro pelo bairro Ribeirão Vermelho e a pé pelas Serra dos Goulart, e Cascatas, que abrange toda a região da Cachoeira dos Martins, sendo Porto e Henriques. Todos eles têm início do percurso na Igreja Matriz.
As reuniões do COMTUR serão itinerantes, sendo realizadas sempre na segunda quarta-feira de cada mês. A próxima reunião será no dia 14 de abril na Pousada da Praça.

0 comentários:

Postar um comentário