quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Lei Seca mais rigorosa coloca motoristas em alerta no carnaval


A lei seca é velha conhecida do motorista. Criada em 2008, ela tem como objetivo reduzir os números alarmantes de acidentes provocados por motoristas embriagados no Brasil. O país é o quinto em número de vítimas no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Os 0,13 miligramas de álcool por litro de ar expelido, permitidos anteriormente agora baixou ainda mais. A presença de 0,05 miligramas já é infração. O novo limite equivale a menos de um copo de cerveja.  O valor da multa também mudou, e passou de R$ 957,70 para R$1.915,40. Além disso, o motorista tem a carteira de habilitação recolhida e perde o direito de dirigir por um ano.
            A partir de 0,34 miligramas, além dessas punições, ele responde a processo por crime de trânsito. A pena pode ser de seis meses a três anos de detenção.
            O condutor que antes podia se recusar a soprar o bafômetro, agora nos novos termos pode ser condenado por meio de depoimentos dos policiais, testemunhas e vídeos.
            A reformulação da lei está em vigor desde o dia 29 de janeiro quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução que regulamentou o novo texto da Lei Seca. 

0 comentários:

Postar um comentário