terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fim do Horário de Verão gera quase 5% de economia na energia elétrica em Minas Gerais


Vigorando desde o dia 21 de outubro de 2012, o Horário de Verão chegou ao fim no último sábado (16). Em 119 dias, a área de concessão da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig verificou-se, segundo balanço preliminar, uma redução de 4,6% na demanda máxima.
Já a redução do consumo de energia deverá atingir 254 MWmed, correspondentes à soma de 25% do consumo de Brasília, 10% do consumo de Curitiba e 10% do consumo de Feira de Santana. Esses valores são estimados, já que os números oficiais serão divulgados duas semanas após o término do Horário de Verão.
            De acordo com o decreto 7.826, os estados que o adotaram foram: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e  Distrito Federal. Segundo o gerente de Operação de Geração e Transmissão da Cemig, Henrique Siqueira de Castro, os demais Estados das regiões Norte e Nordeste não adotam o Horário de Verão, devido à proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias não apresente alterações significativas ao longo do ano. Assim, a medida tem efeito praticamente nulo nesses estados.
A adoção do Horário de Verão é bastante antiga, tendo sido usada durante as guerras mundiais, com finalidades econômicas, evitando-se a geração térmica a óleo e carvão. O primeiro país a adotá-lo foi a Alemanha, em 1916, durante a 1ª Guerra Mundial. O Brasil seguiu por 11 vezes entre 1931 e 1968 de forma descontinuada, voltando, depois, no verão 1985/1986 e, a partir daí, em todos os anos, durante 28 edições consecutivas. Além do Brasil, o Horário de Verão é implementado em, aproximadamente, 90 países.
O objetivo é reduzir a demanda de energia no País, principalmente, no horário de pico, que vai das 18h às 22h. Nesse período, a iluminação pública é ativada e as famílias retornam para casa, aumentando assim o consumo de energia elétrica. “Com isso, obtém-se o alívio do carregamento dos sistemas de geração, transmissão e distribuição, explica o engenheiro Henrique Siqueira de Castro.
Desde 2008 definiu-se que, todos os anos, a medida entra em vigor sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e se estende ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto e o de carnaval, o encerramento ocorre no domingo seguinte. O Horário de Verão aproveita o fato de que nesse período os dias são mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. A medida provoca o adiantamento do horário civil em relação ao horário padrão.

Entenda a que equivale o valor economizado:

·         geração a plena carga de 2,4 usinas do porte da Usina Térmica de Igarapé (131MW);
·         geração de 4,8 geradores da usina de Três Marias, também a plena carga (66 MW cada);
·         30% da carga de pico de todo o Triângulo Mineiro com seus 66 municípios;
·         15% da carga de pico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (34 municípios e 5,4 milhões de habitantes);
·         demanda de pico de uma cidade de 750 mil habitantes, população equivalente à soma das cidades de Juiz de Fora e Sete Lagoas.

0 comentários:

Postar um comentário