terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Temporada de chuva já causa prejuízos na região


Foto: EPTV

Cidades da região contabilizam primeiros prejuízos causados pelas fortes e constantes chuvas nos últimos dias. O nível de água dos rios: ‘Mandu’ e ‘Sapucaí Mirím’ subiram bastante no mês de janeiro. O dia mais crítico foi na quarta-feira, dia 16 quando as águas subiram em torno de 2,5 metros.  Em Pouso Alegre, ruas ficaram alagadas e uma casa teve de ser interditada pela defesa civil no bairro São Geraldo.  O Mandu transbordou deixando um morador ilhado na residência. O homem foi retirado de barco pelo Corpo de Bombeiros.
O imóvel desocupado abrigava 11 pessoas de duas famílias, sendo sete crianças. Os desalojados foram encaminhados para o CRAS - Centro de Referência em Assistência Social de Pouso Alegre. Apesar dos danos e do susto, a Prefeitura afirma que a situação é considerada tranquila já que o nível do rio não atingiu o limite considerado crítico. Há na cidade um programa de contenção de enchentes elaborado pela prefeitura. O projeto prevê a construção de cinco diques para conter enchentes, porém, até o momento apenas duas obras foram concluídas. As obras estão avaliadas em cerca de R$100 milhões.
Outra cidade em alerta, é Santa Rita do Sapucaí. A chuva da noite de quarta-feira (16) também deixou estragos, arrastou um carro e alagou alguns bairros. O rio que corta o município é o ‘Sapucaí Mirim’ que transbordou e deixou pelo menos quatro bairros em baixo d’água. Um dos mais atingidos foi o bairro Maristela, onde a correnteza arrastou um veículo. Outros bairros como Fernandes, Jardim Beira Rio e Ozório Machado, também tiveram prejuízos com a chuva. Diferente de Pouso Alegre, até o momento nenhuma residência teve de ser desocupada por conta da chuva.

Em Itajubá, a situação não é diferente. O ribeirão Anhumas subiu cerca de um metro e transbordou. O município sentiu a força da natureza antes dos outros municípios. No dia 14 de janeiro, a água invadiu os bairros Medicina, Avenida e São Vicente de Paulo. O ‘José Pereira’, também subiu, mas não transbordou. Na cidade o Rio Sapucaí está cerca de 1,5 metro acima do normal, mas também não chegou a transbordar. Apesar da enchente, nenhum morador ficou desalojado até o momento.


0 comentários:

Postar um comentário