quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Seja um doador de medula óssea


A doação de medula óssea é necessária o ano todo, porém como encontrar um doador não é tarefa fácil por meio de um projeto de Lei, foi criada a semana de mobilização nacional para doação de medula óssea. A campanha teve início na sexta-feira dia 14 e vai até o dia 21 de dezembro. O objetivo é buscar um maior número de pessoas interessadas em se cadastrar no banco de doação.
A Lei 4.383/08, que institui a Semana, foi batizada de Lei Pietro em homenagem ao autor, o deputado gaúcho Beto Albuquerque (PSB). Pietro, de 19 anos, era filho do parlamentar falecido depois de meses de luta contra uma leucemia mielóide aguda.
A chance de encontrar um doador compatível fora da família é de uma em cada cem mil pessoas. Por isso, é tão importante aumentar o número de doadores cadastrados.
Para ser um doador, basta ter entre 18 e 54 anos, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identidade no hemocentro mais próximo. No local, será colhida uma pequena amostra de sangue que será analisada e passará a integrar o banco de doadores cadastrados. Não é necessário estar em jejum e não há restrições quanto ao uso de medicamentos. 

0 comentários:

Postar um comentário