terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Praticantes de highline de São Bento quebram recorde brasileiro


Foram mais de dois meses de muito treino e dedicação até que um novo recorde foi estabelecido. A corda do highline foi montada há 250 metros de altitude e 60 metros de distância entre as extremidades. O palco, mais uma vez, a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí – SP. De um lado até o outro, são 12 minutos. Acima, o céu, abaixo um precipício formado por íngremes terrenos verdes e rochosos.

O esporte radical já não é considerado tão novo, porém existem poucos praticantes pelo mundo. Diferente do slackline bastante difundido nos últimos anos, o high, que parte do mesmo princípio, é montado muitos metros acima da superfície, o que aumenta os riscos e a dificuldade. 
Impossível conter o frio na barriga estando em solo firme e observando mesmo de longe. Uma bela mistura que envolve a arte circense de se equilibrar na corda bamba e da paciência e precisão da escalada.
Carlos Eduardo Lima, um jovem de 22 anos, supera seus limites a cada nova subida. Em uma fita com 2,5 cm de largura ele pratica o esporte há pelo menos três anos. O treinamento geralmente na Pedra do Baú que localizada há 2100 metros de altitude. O esportista lembra os riscos e reforça a importância de conferir o equipamento: “não tenho medo, simplesmente subo e caminho na linha, jogo o jogo e sei que estou seguro”, afirma.
Com relação à ascensão do esporte no Brasil, Carlos Eduardo acredita em um futuro promissor: “principalmente no Baú, tenho certeza que será um dos principais lugares da prática do esporte, pois lá agrega os maiores e mais aéreos highlines presenteados pela natureza”, explica.

            O recorde estabelecido pertence à Carlos Eduardo e Kleisson Guilherme aluno em período de instrução. Outra linha mais longa, porém mais baixa foi montada por outros praticantes no Rio de Janeiro, mas, não há registros.

O registro da travessia está disponível na página do youtube: Highline das Maritacas.



0 comentários:

Postar um comentário