terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Paraisópolis fecha BR 135 Ultramaraton

No último domingo (19), Paraisópolis recebeu pela 10ª vez a chegada da copa do mundo das corridas, a ‘BR 135 Ultramaraton’. 183 atletas partiram de São João da Boa Vista – SP no dia 17 de janeiro e o primeira atleta a cruzar a linha de chega na Praça da Matriz em Paraíso, foi o mineiro Oraldo Romualdo com o tempo de 24 horas, 41 minutos e 30 segundos. O atleta disputou na categoria solo e estabeleceu um novo recorde para a prova.

O recorde anterior era de Eduardo Calixto também de Minas Gerais que cruzou a linha de chegada em 2013 com 25 horas e 37 minutos de prova. Nessa edição o corredor não completou o percurso.

O segundo e o terceiro lugar foram conquistados por estrangeiros. O australiano Grant Maughan seguido pelo americano Cris Roman.

Em sua primeira edição, com apenas 10 atletas, a corrida teve início em Poços de Caldas, porém, posteriormente foi adequada a o ‘Caminho da Fé’, passando a largada para São João da Boa Vista – SP.

A Ultra Maratona faz parte da copa do mundo das corridas, e é dividida em três modalidades: Badwater Ultramarathon, corrida no Deserto do Vale da Morte na Califórnia, Arrowhead Ultramarathon, corrida no Gelo em Minesotta no norte dos EUA e mais recentemente BR 135 Ultramarathon, corrida nas Montanhas.

Desde 2009, a maratona integra o calendário comemorativo de aniversário de Paraisópolis. O projeto de lei foi encaminhado por Paulo Artur Gonçalves à Câmara Municipal de Paraisópolis que visando o turismo na região, aderiu a iniciativa de Mário Lacerda, idealizador da prova. Mário esteve presente e acompanhou a chegada dos atletas.

            Com apenas 20 dos 217 km percorridos em superfície plana, é fácil saber porque a disputa é considerada uma das mais difíceis do Brasil.

             
Após São João da Boa Vista, os atletas passam por Águas da Prata (SP). Depois começa o circuito mineiro nas cidades de Andradas, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata, Tocos do Mogi e Estiva até chegar à Paraisópolis.
O município de Paraisópolis recebeu atletas de mais de 15 países como: Estados Unidos, Austrália, Índia, Costa Rica entre outros.


Os resultados completos estão disponíveis no site da competição: http://www.brazil135.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário