quinta-feira, 6 de março de 2014

Paraisópolis decreta estado de emergência no carnaval por medo de faltar água no período da seca

           
            
            Devido a estiagem dos últimos meses, a Prefeitura de Paraisópolis decretou estado de emergência no município por 30 dias. A medida foi tomada visando manter o reservatório com água suficiente para o período de carnaval, mas a maior preocupação está no período da seca que compreende de maio a outubro.
            O abastecimento de água, diferente do que muitos pensam, não é feito em sua maioria pela água da represa localizada no pico do Machadão, no bairro ‘Brejo Grande’. Em sua maioria o fornecimento é feito com a água de duas nascentes: ‘Dr. Valter’ e ‘Serra da Usina que chegam à cidade por gravidade. Já a água da represa que somente é utilizada para complementar a fornecida pelas nascentes.
            Para utilizar a água da represa que é o que está acontecendo, são utilizados dois motores, alternadamente, porém hoje já é possível trabalhar com os dois motores simultaneamente, caso seja necessário. A utilização deles gera um custo altíssimo. Estima-se que o aumento na conta de luz seja em torno de R$5.000 sem contar demais gastos com o trabalho. Ainda assim, os motores estão apenas funcionando durante o dia e sendo desligados a noite e não são ligados ao mesmo tempo. Se houver necessidade da utilização dos dois, o valor pode dobrar. Além disso, nos dias de carnaval eles irão trabalhar as 24 horas para suprir o alto consumo.
            Sem contar que a capacidade das nascentes é bem maior. Nesta época as nascentes trariam à Estação de Tratamento de 80 a 100 litros de água por segundo. Com a estiagem as nascentes levam em torno de 45 litros por segundo, podendo chegar a 65 litros por segundo com ajuda dos motores. O consumo da cidade hoje em horário de pico pode chegar a 75 litros por segundo, 10 l/s a mais do que esta chegando na Estação.

            De acordo com o vice-prefeito e diretor do SAAE -Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Juarez Carvalho, Paraisópolis se encontra em uma região privilegiada, porém, a escassez de chuva prejudicou seriamente as nascentes que fornecem água para o abastecimento da cidade: “a chuva que caiu recentemente não recuperou nem 1% da capacidade das nascentes, a do dr. Valter que antes jogava 40 litros por segundo, hoje secou”, conta ele.

            Desde 2004 não acontecia uma estiagem desse nível. Para que a situação não fuja do controle, o SAAE pede que a população continue contribuindo economizando água. Está prevista autuação e multa para aqueles que desperdiçarem água. A denúncia pode ser feitas pelos telefones: 3651-1929 e 3651-3270. Seja um cidadão consciente, não desperdice água!

           

Carnaval

 

Algumas cidades cogitam não realizar a festa de carnaval devido a falta de água. Isso não se aplica a Paraisópolis. Serão cinco dias de carnaval. Somente não será utilizado o caminhão pipa com o tradicional banho de espuma.

Durante as festividades, um funcionário do SAAE fará ronda pela cidade de moto e outros seis ficarão espalhados no centro da cidade a fim de coibir qualquer desperdício de água. O SAAE também, alugou um caminhão pipa para auxiliar os trabalhos de limpeza e ficar de plantão caso precise de abastecimento urgente.

Durante o dia, a limpeza da praça e asfalto será feita com água bruta, retirada do ribeirão da área de lazer e não tratada. Faixas também serão utilizadas para lembrar a popualção da importância de economizar água no município.




0 comentários:

Postar um comentário