terça-feira, 15 de abril de 2014

Lira de Paraisópolis recebe instrumentos novos

         Fundada há mais de 45 anos anos, a Lira 'Cônego Benedito Profício' de Paraisópolis, ficou inoperante por muito tempo. No ano passado, a corporação foi reativada por iniciativa do músico Tiago Pinto dos Santos e agora passa por reestruturação.
          No dia 19 de março, representantes da Lira, juntamente com a prefeita Sílvia Renata Teixeira Rodrigues, participaram de uma cerimônia, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Na ocasião, foram entregues oito instrumentos musicais novos para as atividades da Lira.
         Os instrumentos são provenientes do programa Bandas de Minas, do Governo de Estado. A conquista é fruto do empenho de Tiago, que elaborou um projeto especificando as dificuldades de infra estrutura encontrados na reativação da Lira: " fiz um pedido, constando os principais instrumentos que estamos precisando", conta. Em seguida, ele lembra que soube por meio da prefeita de um edital para a doação de instrumentos: " seriam 100 bandas contempladas, sendo que somente em Minas temos mais de 800 bandas cadastradas no ministério da cultura". Tiago, enviou novamente o projeto anexado a toda a documentação solicitada e pouco depois recebeu o retorno de contemplação com os instrumentos. A prefeita Sílvia e o vereador Lauro Justo, contribuíram também, reiterando a solicitação de Tiago em Belo Horizonte. 
          A banca de Paraisópolis recebeu também Medalha de Honra consedida pelo governador do estado e certificado de participação no Programa Bandas de Minas: " é um reconhecimento às bandas que garantem a continuidade da cultura em Minas".
Graças ao apoio recebido, a banda funciona atualmente com aulas gratuitas no Centro Cultural Amílcar de Castro às segundas e sextas-feiras, das 9 às 11 e das 13 às 16.Podem participar das aulas crianças jovens e adultos. Atualmente alguns instrumentos mais antigos, passam por reforma e em breve atenderão novos músicos.
Além de Tiago, presidente da nova diretoria os músicos Cido Teixeira e Oleveiro Custódio também estiveram na cerimônia em BH.



0 comentários:

Postar um comentário