quinta-feira, 6 de março de 2014

Árvores morrem e corte comove população de São Bento


O corte de cinco árvores muito antigas da Praça Monsenhor Pedro, comoveu a população. No final de 2013, por meio de uma vistoria as árvores da espécie Dillenia Indica, popularmente conhecida como Flor de Abril, foi detectado o pouco desenvolvimento da folhagem. O lauto técnico datado de 10 de outubro de 2013 sugeriu que fossem esperados alguns meses para uma possível recuperação das mesmas. Porém, no dia 13 de fevereiro de 2014 um novo parecer técnico comprovou a morte das árvores. A inspeção foi conduzida e assinada pela engenheira agrônoma Alessandra Goulart Carvalho.
O laudo apontou broca no colo e rachaduras no caule como causas da morte. Com a intenção de evitar um acidente, que poderia ter vítimas fatais, a Prefeitura fez a retirada das árvores. Uma semana antes, uma das árvores
 de aproximadamente 70 anos, localizada na Praça General Marcondes Salgado caiu. Com aparência saudável, folhas verdes e vistosas. Embora aparentemente saudável, estava com a raiz comprometida, com brocas, oca e caiu sem qualquer intervenção humana.

Já existe um projeto que prevê a adequação da Praça Padre Pedro que inclui a substituição das árvores cortadas. A recomendação técnica é para o plantio de cerejeiras, Ipês, Manacás da Serra ou Quaresmeiras.

Em nota a Prefeitura se diz preocupada com questões ambientais e garante o plantio de diversas mudas de espécies nativas na cidade além do desenvolvimento do ‘Programa de Recuperação de Nascentes’ que prevê o plantio de mais de 10.000 mudas, em 2014.

0 comentários:

Postar um comentário