segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Obras na Caixa D’agua são concluídas

A Caixa D’agua, localizada a Avenida São Vicente de Paulo próximo ao Asilo, foi restaurada. As obras se iniciaram em 05 de setembro e o terminaram em 03 de novembro, cumprindo o prazo estipulado no contrato para a conclusão de 60 dias.
O imóvel tombado pelo patrimônio histórico do município foi cedido ao SAAE de Paraisópolis pela Prefeitura.
Foram realizadas a substituição do telhado (telhas e madeiramento); reparo na alvenaria (reparo no reboco do prédio); pintura interna e externa da alvenaria; pintura das janelas; restauração de portas e portões; colocação de forro em pvc. O imóvel municipal é tombado em 11/03/2004 pelo decreto n.º 1.212/2004, e não possuía forro, porém o SAAE foi autorizado pelos membros do conselho do patrimônio público cultural de Paraisópolis a colocar este forro para proteger a água que é reservada neste prédio e posteriormente distribuída a população.
A Caixa D’água foi construída entre os anos de 1925 e 1927(ano da conclusão) pelo prefeito da época Dr. Álvaro Augusto de Almeida. No ano de 1961 a obra foi ampliada sendo construída a parte inferior onde se localizam os registros dos bairros da cidade.
Segundo consta no Inventário de Proteção do Acervo Cultural do Município de Paraisópolis/MG, a última reforma foi realizada no ano de 2003 pelo SAAE, onde houve a pintura do prédio e a troca das janelas de madeira por veneziana metálica.

Por se tratar de um imóvel tombado os cuidados devem ser redobrados durante as obras. A dificuldade encontrada foi a aprovação da reforma pelo conselho do patrimônio público cultural de Paraisópolis, e o cuidado de não alterar nenhuma característica original do prédio (a não ser a colocação do forro em pvc que tornou-se necessário devido ao armazenamento de água potável no local.

O prédio é um reservatório de água, mas poderá ser aberto a visitas e outras atividades afins, tudo dependerá da autorização dos membros do conselho do patrimônio público cultural e do SAAE (que é o responsável pelo prédio).
Esta reforma foi realizada pelo SAAE, com recursos da Autarquia (entidade de direito público, autônoma fiscalizada e tutelada pelo Estado).



0 comentários:

Postar um comentário