segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Leão transferido de Pouso Alegre para BH tem causa da morte desconhecida

Dois leões, pai e filho, Rambo de 30 anos e Valentino de 16 respectivamente, eram os últimos animais moradores do antigo zoológico de Pouso Alegre. Em 2005, a Prefeitura de Pouso Alegre tentou realizar alterações na estrutura do zoológico para que a unidade pudesse se adequar às exigências do Ibama.  O local chegou a abrigar 180 animais de 32 espécies, mas foi interditado em pelo IBAMA em 2009 quando foi assinado um termo com o Ministério Público Estadual para desativação. O prazo para o remanejamento dos animais venceu em agosto de 2010.
Para ser retirado da jaula, Valentino tomou doses de anestésicos e calmantes, e, logo em seguida, teve uma convulsão. O animal foi medicado e liberado pelo veterinário para viajar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o óbito foi constatado na noite do dia 17 de novembro.
A causa da morte é ainda é desconhecida. A necropsia foi realizada no dia 18 e o resultado deve ser divulgado em 30 dias.
A retirada dos leões atendeu aos pedidos de ONGS de proteção de animais e do Ministério Público Estadual.
           O horto chegou a abrigar cinco leões, e dois faleceram no ano de 2010. Nos últimos meses veterinários especializados no tratamento de animais selvagens vinham acompanhando de perto a saúde dos felinos.


0 comentários:

Postar um comentário