quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Simpósio de beleza e saúde é realizado pela primeira vez em Paraisópolis

O Clube Recreativo da cidade nunca esteve tão belo. Isso porque no último domingo a esteticista Tereza Cristina (beleza ao olhar) inovou e trouxe para Paraisópolis o primeiro simpósio de beleza e saúde da mulher. O evento reuniu profissionais de vários ramos da beleza, saúde e estética, que além de esporem seus trabalhos puderam destacar a importância de cada área que o e evento englobou.

O campo do bem estar feminino é muito amplo, e é com foco nesse mercado em expansão que os profissionais expuseram seus serviços e produtos nos salões. O evento foi conduzido por sete profissionais da área da saúde e beleza, que ministraram palestras durante o período da tarde e estiveram disponíveis para esclarecer e tirar dúvidas referentes ao stress, alimentação, postura, prevenção de doenças, dicas de moda e beleza para melhorar o dia a dia da mulher.
Mais de 200 pessoas passam pelo simpósio, e quase 250 kg de alimentos foram arrecadados e doados para a instituição filantrópica ‘Casa da Criança’.




PALESTRANTES

A Drª Bárbara Goulart é fisioterapeuta e tratou da postura corporal no dia-a-dia de trabalho. O tema é bastante simples, mas passa despercebido por boa parte das pessoas e a recorrência da má postura pode causar sérios danos à saúde. Por isso Bárbara depois de situar toda a anatomia da coluna vertebral e suas funções para os presentes, passou pelas patologias, destacando as mais comuns. Em seguida, falou sobre todos os pontos negativos da postura incorreta e detalhou algumas dicas importantes na prevenção dessas doenças e deformidades para a manutenção de uma boa postura.

A Drª Karina Cb Kazze dentista trouxe uma novidade para muitos dos presentes. A toxina botulínica. Essa substância reduz as dores na face, os efeitos do bruxismo e melhora a estética facial. Ela também atentou para a importância da periodontia (área da odontologia que trata da saúde dos tecidos que suportam os dentes na boca) antes de procedimentos de ortodontia, prótese, clareamentos e implante. Outro ponto tratado e que afeta diretamente todas as mulheres, são as influencias e mudanças hormonais que passam desde a puberdade até a menopausa. Além das dicas, a dentista fez dois alertas: “na gravidez a infecção no periodonto pode levar ao parto prematuro e ao nascimento do bebê com baixo peso.” “Na menopausa a osteoporose pode acelerar a perda óssea ao redor dos dentes levando a perda dos mesmos”.

A ginecologista Drª Ivana Brun falou da beleza da mulher nas diversas fases da vida, desde a adolescência até a menopausa. Primeiro atentou para a exposição solar prolongada, e fez um alerta: “80% dos danos solares durante a vida ocorrem antes do 20 anos de idade”. Para evitar marcas permanentes na pele deu algumas dicas como: o uso de protetor solar na face, no pescoço, no colo e nos braços; o uso de boné, chapéu; evitar exposição ao sol nos horários das 10:00 às 16:00 horas entre outros. Para ela “mulher feia não existe” e aproveitou para ressaltar a importância de resgatar a beleza feminina. E finaliza dizendo: “vivemos um constante desejo de agradar. Isso é típico da natureza feminina. Todas têm seu dia de lagarta e de borboleta”.

A Drª Angélica do departamento municipal de Saúde, Vigilância e Epidemiológica, falou sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Angélica passou de forma clara e objetiva, por todos os tópicos principais. Primeiro explicou o que são DSTs e suas consequências para saúde? São doenças transmitidas através da relação sexual sem proteção. Consequências: Causam feridas, verrugas, e/ou corrimentos com odor fétido. Essa doença pode levar ao câncer do colo uterino ou do pênis, esterilidade e algumas a morte ( HIV ). Podem ser evitadas com simples uso do preservativo. O enfoque maior de sua palestra foi atentar para mudança de comportamento e melhorar a auto estima principalmente das mulheres. E finalizou dizendo: “prevenção é palavra chave”.

A podóloga Drª Nádia Goulart, falou sobre doenças transmitidas por materiais não esterilizados. Primeiro apontou os principais materiais que transmitem doenças: alicates, lixas, cortadores de unha, espátulas, palitos, bacias e potes, escova de dente, barbeador, pinças entre outros. Lembrando que o alicate é o maior responsável por transmissão de doenças como hepatite c, infecções por bactérias, fungos e doenças virais. São muitas as doenças, mas Nádia destacou três delas: HIV – (AIDS), É baixa a contaminação porque o vírus não resiste muito tempo vivo fora no meio externo; fungos - existem mais de 230mil tipos de fungos, mais só 100 causa micoses. O fungo pode resistir no meio externo até 3 meses, e a cura leva de 6 meses ate 2 anos; HEPATITE A, B, C, D, E - é uma inflamação do fígado provocado por vírus, bebidas alcoólicas ou remédios. O vírus pode ficar incubado até 90 dias e sobreviver no meio externo até 4 dias.

A psicóloga Drª Lauren foi convidada a falar de um inimigo cada vez mais feminino: o estresse. As mudanças dos papéis sociais nos tempos modernos tornaram as mulheres duas vezes mais estressadas que os homens. Insônia, dor de cabeça, depressão, taquicardia, ranger de dentes, queda de cabelo entre outros, são os sintomas mais comuns. Mas tem mais: dificuldade de concentração e atenção, prejuízo da memória, medo, ansiedade, baixa estima e diminuição do apetite sexual também são comuns em períodos de estresse. Sem contar que o organismo fica mais vulnerável a doenças. Para escapar do estresse, as dicas são as mesmas para uma vida saudável: exercícios físicos regulares, dieta equilibrada, não fumar entre outros. A ajuda de um profissional de psicologia pode ser uma boa saída. Ela ainda destacou que a participação em eventos como o Simpósio Saúde e Beleza da Mulher pode aliviar o estresse: “encontrar as amigas, conhecer alternativas de saúde e beleza, refletir sobre nós mesmas e ainda ser sorteada com brindes em um dia habitualmente sem graça como o domingo, é um grande artifício anti-estresse.”

A Drª Sara Cabral abordou temas como: alimentação saudável, síndrome pré-menstrual, climatério, estresse, envelhecimento da pele entre outros. Ela explica que as alterações físicas e psíquicas são muito semelhantes no período menstrual e no climatério. Por isso é importante introduzir nas refeições: cereais integrais, carnes magras, leite e derivados magros, folhas verdes de cor escura, alimentos alaranjados (abóbora, cenoura, manga), sementes oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) que são alimentos que aumentam os níveis de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e inibe a compulsão por carboidratos). Além de praticar atividade física. Para diminuir a sensação de calor vale acrescentar soja em grão nas refeições. Sobre o estresse, Sara afirma que é um dos principais vilões que determinam o aparecimento de muitas doenças e esclarece que ingestão excessiva de cafeína, açúcar e sal podem agravar o organismo ao estresse. Para ter uma pela saudável e combater o envelhecimento invista em frutas, vegetais crus, grãos e cereais integrais, sementes oleaginosas, carnes magras. Para finalizar, um conselho: “ma alimentação saudável, equilibrada e adequada às necessidades individuais, associada a hábitos de vida saudável, em qualquer fase do ciclo de vida, é a melhor alternativa para combater os fatores que nos atrapalham a viver bem”.

0 comentários:

Postar um comentário