quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Palestras no dia da árvore reforçam a importância da preservação do meio ambiente

No dia 21 de setembro foi comemorado o dia da árvore no Brasil. Para enfatizar essa data a Polícia Militar Ambiental realizou uma série de palestras envolvendo as escolas da região.

Cerca de 330 pessoas assistiram a explanação, entre alunos, professores, funcionários, motorista entre outros, nas escolas: Municipal Olímpio da Silva do bairro rural ‘Campo do Meio’, município de Conceição dos Ouros e Escola Municipal ‘Monsenhor José Carneiro Cruz’ no Distrito dos Costas, Município de Paraisópolis. Na oportunidade foram passados diversos filmes como: 40 anos da existência da Policia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais; Anos 70 e Barqueta Ecológica realizada no Rio Sapucaí Mirim.

Foram tratados assuntos de meio ambiente, como pesca predatória, caça de animais silvestre e divulgado o trabalho exercido pela policia de meio ambiente. A caça ilegal também foi alvo de discussão entre os alunos. Foram elucidados temas como dia 21 de setembro sendo escolhido como dia da árvore, em virtude da preservação da vida e ser início da estação primavera.

Outro foco importante foi com relação a extinção de algumas espécies, como é o caso do IPÊ AMARELO, árvore que simboliza o país, devido às cores amarelas, juntamente com o PAU BRASIL e o JACARANDÁ.

 Conforme a Lei Federal 9.605/98 Artigo 38 A. Destruir ou danificar vegetação do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção é crime, e a pena de detenção varia de á três anos e multa. Outro item que tornou-se comum nessa época do ano, são as queimadas que além de causa doenças respiratórias, poluição atmosféricas e destruição do solo, também é crime segundo o Art. 41 da Lei Federal 9.605/98.

0 comentários:

Postar um comentário