quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Paraisópolis recebe ICMS turístico pela primeira vez

No dia 27 de setembro foram conhecidos os municípios mineiros que receberão o benefício do ICMS turístico em 2012. Foram 63 municípios contemplados, somando um total de R$ 10 milhões. O anúncio foi feito no dia mundial do turismo pelo secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho.

Neste ano, houve um crescimento de 41% na participação dos municípios em relação a 2010, 217 cidades enviaram para a Secretaria de Estado de Turismo a documentação para habilitação ao benefício. No ano passado 44 cidades foram beneficiadas e desde janeiro de 2011, semanalmente, estão recebendo o benefício. A expectativa é de que até o final deste ano estas 44 cidades recebam uma soma de R$ 8 milhões.

O Diretor de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Paraisóplis Pedro Sousa, afirma que foi um processo longo, demorado, que exige planejamento, projetos e paciência. E é com muita satisfação que deseja “que o turismo de Paraisópolis e sua população sejam os maiores beneficiados”.

De acordo com Patrus a distribuição da parcela do ICMS Turístico é uma ação de descentralização de recursos, com repasses diretos aos municípios. “Esta é uma forma da política pública ser executada na ponta, nas cidades que detêm o conhecimento de suas reais necessidades e sabem em quais ações o benefício será melhor aplicado para o desenvolvimento do turismo ”.

0 comentários:

Postar um comentário