terça-feira, 7 de junho de 2011

Psiquiatra estimula a extinção de manicômios no Brasil

No dia 18 de maio comemora-se o dia nacional da luta antimanicomial no Brasil. O movimento em prol da reforma psiquiátrica que completa 10 anos nesse mês de maio.

A base das novas diretrizes são as propostas de atendimento que se baseiam na inclusão social do doente e no conceito de saúde que não se restringe ao âmbito médico.

Em Paraisópolis o sistema vem sendo qualificado desde 01 de fevereiro de 2010 com a contratação do médico psiquiatra Aidecivaldo Fernandes de Jesus. O doutor explica que a grande barreira do movimento é a resistência de algumas pessoas ainda com visão manicomial da doença mental.

Dr. Aidê cita alguns ajustes necessários que precisam ser feitos: “Há uma defasagem absurda de serviços de saúde, carência de profissionais preparados tecnicamente para lidar com esse perfil de paciente e ainda persistem preconceitos e tabus”, comenta.

Com relação à resistência em incorporar o projeto de des-hospitalização, ele afirma ser um conceito de saúde “equivocado e retrógado” e agem como se a solução dependesse só de seus conhecimentos técnicos.

No âmbito de divisões de responsabilidade o doutor frisa a importância das palestras, visitas domiciliares, eventos públicos de conscientização e educação da população. “Educação permanente é a saída mais barata”.

Atualmente de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social - CFESS cerca de 6 mil pessoas encontram-se asilados em algum hospício brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário