terça-feira, 7 de junho de 2011

Programa ‘Premiar’ arboriza bairros de Paraisópolis

Dezenas de árvores foram plantadas nos bairros Novo Horizonte e Residencial Paraiso no mês de abril em Paraisópolis. As espécies foram doadas pela CEMIG e plantadas pela prefeitura, totalizando 180 mudas.
O local escolhido fica abaixo da rede de transmissão da empresa e o principal objetivo além de garantir um aspecto paisagístico e servir de abrigo para aves, é também contribuir para a redução da poluição e atentar para os benefícios da arborização.
O maior problema encontrado no município são as formigas. Por isso é preciso tomar cuidado contínuo com as mudas recém plantadas, o prato preferido delas.
Algumas espécies foram destinadas ao Parque Municipal Antônio Felix Teixeira (Pernilongão) e as demais estão guardadas para o replantio das que não sobreviverem.
A escolha das espécies exigiu muitos cuidados devido à proximidade da rede elétrica.
As árvores não podem ser frutíferas por motivo de segurança, devem ser de médio ou pequeno porte, ter resistência a ventos. As espécies adaptadas foram Resedá, hibisco e flamboyant mirim.
A doação das mudas faz parte do Programa Premiar da CEMIG, e tem com objetivo melhorar o convívio entre a rede elétrica e a arborização urbana, por isso compromete-se a realizar a poda regular para evitar a interferência com a rede elétrica.
As mudas são produzidas na Unidade Ambiental de Itutinga, e o gesto já beneficiou várias cidades, como Brazópolis, Paraisópolis, Sapucaí-Mirim, Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas, dentre outras.

0 comentários:

Postar um comentário