quarta-feira, 18 de maio de 2011

15 anos de existência da escolinha de futebol Garotos de Ouro

A Escolinha é uma Instituição Municipal vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Fundada em 29 de abril de 1996 e sob o comando do professor Jeferson desde abril de 2002.

a Lei Municipal 1311 de Incentivo ao Esporte e a Escolinha de Futebol Garotos de Ouro foi aprovada em 10 de janeiro de 2003.

Durante todos esses anos de história, muitos atletas tiveram a oportunidade de realizar testes em clubes como, Internacional, Grêmio, Santos, Corinthians, Mogi Mirim, Guarani de Campinas, Atlético, Cruzeiro e outros.

A participação da criança e do adolescente é inteiramente gratuita e seus objetivos são: desenvolver nos atletas o relacionamento social, hábitos de estudo e respeito às regras, adquirir habilidades, conhecimentos à prática do futebol, integrar as crianças e jovens menos favorecidos à sociedade; Fazer fluir a cidadania e o respeito ao próximo, ser parceira da escola e da família na educação da criança e do adolescente, trabalhar pela saúde e pelo bom desenvolvimento físico, técnico e psicológico do atleta.

Esse ano estão cadastrados 264 atletas com idades entre 6 e 17 anos. Os jovens são divididos em categorias Fraldinha, Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil e em duas modalidades, futebol e futsal.

Mais de 500 atletas já passaram pela escolinha nestes 15 anos de existência. É feito periodicamente o monitoramento escolar dos atletas em parceria com a rede estadual e pública de ensino.

Todos os anos a preparação física é iniciada em fevereiro na Pré-Temporada após a Avaliação Física pelo teste Yo-Yo de Bip Sonoro. Trata-se de uma Avaliação Diagnóstica da Capacidade Cardiorrespiratória. Também são realizados os Testes de Capacidade Motora e Resistência Muscular.

Estes trabalhos têm o apoio e a participação do PSF – Programa Saúde da família, que colocam à disposição os seus Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem para as atividades de Medidas e aferição da pressão arterial e de freqüência cardíaca. Diante de alterações significativas nos números colhidos, o atleta é encaminhado ao cardiologista.

Somente nos últimos três anos os Garotos de Ouro conquistaram 32 títulos.

Além da escolinha são desenvolvidos os projetos, Repórter Mirim, Ação Social Garotos de Ouro, e Coral Infantil Garotos de Ouro.

0 comentários:

Postar um comentário