quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Alunos de Jornalismo priorizam a regionalização

Acadêmicos do 8° período de Jornalismo da Univás em Pouso Alegre apresentaram à banca examinadora os trabalhos de conclusão de curso (TCC) durante a última semana. Foram 8 projetos apresentados, sendo 5 com enfoques regionais.

A professora mestra e coordenadora do curso de Jornalismo Vânia Mesquita, ressalta que o interesse despertado pelos alunos por assuntos voltados para região é uma forma de olhar para os problemas locais. Para ela os assuntos abordados nos projetos experimentais possuem um olhar bastante próximo daquilo que falta na região.

O aluno do 4° período de Jornalismo Márcio Borges ressalta que o mais notável diante disso é a possibilidade de reviver e por que não imortalizar fatos e pessoas de fundamental importância para a formação da nossa sociedade atual e que foram esquecidas ou sequer reconhecidas por gerações.

Os 5 trabalhos que primaram pela regionalização foram: O livro-reportagem ‘A rainha operária e sua colméia negra resgata a vida da líder negra santa-ritense Maria Idalina de Jesus (Maria Bonita) e da evolução histórica da comunidade negra de Santa Rita do Sapucaí. Jonas já havia estabelecido alguns critérios para a escolha do tema, que era pertencer a um grupo social historicamente discriminado e Maria bonita era mulher em uma sociedade machista, era negra em um país que havia abolido a escravidão pouco antes de seu nascimento, era analfabeta e pobre.

A revista iguaria mineira é uma revista gastronômica que resgata a historia dos pratos típicos de Cambuí, Gonçalves, Paraisópolis, Pouso Alegre, Córrego do Bom Jesus e Piranguinho, resgatando as histórias, assim como a cultura, costumes, receitas e as tradições escondidas nos pratos típicos de seis cidades do Sul de Minas Gerais.

A publicação de ‘Iguarias mineiras veio para preencher uma lacuna no mercado editorial, com textos humanizados, dinâmicos e fotos de dar água na boca.

O livro reportagem "Estradas da Mantiqueira Caminhos das Gentes", relata nove histórias de moradores de bairros rurais de Córrego do Bom Jesus que se localizam na Serra da Mantiqueira. O objetivo do livro é relatar as histórias de vida dos moradores, costumes, culturas e tradições e com isso mostrar as vantagens e desvantagens de morar na serra, longe dos centros urbanos. A dupla decidiu abordar o tema pelo fato de não existir nenhum produto jornalístico semelhante na região, o que caracteriza o ineditismo da obra.

A revista eletrônica ‘Culturuai’ é um projeto cultural segmentado que abrange as manifestações culturais populares de Pouso Alegre e região e sua principal proposta é proporcionar é proporcionai um espaço de registro, conhecimento e divulgação da cultura regional aos artistas populares que em sua maioria não possuem espaço na mídia.

A idéia central do livro-reportagem fotográfico foi registrar a caminhada de 429 km dos peregrinos de Tambaú à Aparecida. Esse percurso abrange 24 cidades e durou 13 dias. O livro contém 131 fotos das 2181 que foram tiradas.

0 comentários:

Postar um comentário