terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Alunos da Escola Estadual “Eulália Gomes de Oliveira” realizam I Feira de Café de Paraisópolis


A turma de Empreendedorismo (1º ano do ensino médio) da Escola Eulália Gomes, coordenados pela professora Mariléia Ieno, realizaram a  I Feira de Café no dia 21 de novembro. O Projeto foi elaborado por sete grupos de pesquisas que se completavam, contando com os itens:  Emater, Degustação, vídeo e o café orgânico. Todas as etapas giram em torno da história do café no sul de Minas.
 O objetivo do projeto foi conhecer o ciclo econômico de Paraisópolis e entender uma feira de negócios ( como plano de negócio).
A feira foi aberta primeiramente  para os membros da Escola depois para a Escola Estadual “Antônio Eufrásio de Toledo” e autoridades Locais. Estiveram presentes, o prefeito Wagner Ribeiro De Barros, a vereadora Maura e o Engenheiro Agrônomo, extensionista agropecuário da EMATER, Gilberto Villela Dias da Emater.
Na Primeira ala da exposição, os organizadores  mostravam os instrumentos e implementos agrícolas. Em seguida, a ala das degustações. Entre os itens estavam: macarrões,tortas, mousses, gelatinas etc. Todos tendo como matéria prima, o café.
Na mesma sala outros membros,  explicavam a origem do café orgânico, meios de produção e a história do grande produtor mineiro Paulo Sérgio de Almeida, seus prêmios  e reconhecimento nacional.
Outra parte da exposição, teve como foco, a Emater (Empresa de Assistência técnica e assistência rural). Nessa ala foram ministradas palestras comandadas pelos próprios alunos. Dentre os assuntos, a qualidade do café nacional e o café exportado. 
Os equipamentos utilizados na feira, foram emprestados pela Fazenda Castelo (Bairro Dos Farias)e Shopping Agropecuário da cidade.
Os alunos do TI ( tecnologia da informação contribuíram com a divulgação do evento. Já os alunos do fundamental e demais séries do ensino médio marcaram presença, assim como os familiares.
A professora responsável, Mariléia, se diz emocionada e satisfeita com o resultado.


Com informações de Gabriel Coutto 

0 comentários:

Postar um comentário