segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Semana da árvore é comemorada em Paraisópolis


No dia 21 de setembro foi celebrado em todo o mundo o dia da árvore. Em comemoração a Polícia Militar de Meio Ambiente de Paraisópolis, em conjunto com a Prefeitura municipal de Consolação e ONG Mãe Terra realizaram a 1ª Caminhada Ecológica, com a retirada de lixo da cabeceira do Rio Capivarí. A caminhada aconteceu no dia 19 de setembro domingo, e contou com a presença de cerca de 30 voluntários. Foram retirados do leito do rio, pneus velhos, bolas e bonecas de plástico entre outros. Todo o lixo recolhido teve sua destinação apropriada, sendo feita por uma carreta da prefeitura.

No dia 22 terça-feira, Policia militar de Meio Ambiente ministrou uma palestra sobre a semana do meio ambiente na Escola Municipal ‘Sagrada Família’, no Bairro rural Uruguai, município de Paraisópolis. Estiveram presentes 36 pessoas, sendo, professores, Presidente do CODEMA e Membro da ONG MÃE-TERRA. Os assuntos debatidos foram principalmente: os benefícios das árvores bem como as Florestas plantadas seus benefícios, na produção de madeira para construção, celulose, carvão, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos flores e muito mais.
Ainda no dia 22, foi realizado o plantio de mudas de árvores nativas para preservação e proteção de duas nascentes e curso d’água na propriedade de um voluntário no Bairro rural Uruguai.

De acordo com Pedro Souza engenheiro ambiental florestal da prefeitura, as mudas foram fornecidas por pessoas que solicitaram corte de árvores no perímetro urbano do município. O corte só é realizado, quando a árvore oferece perigo, se a espécie for inapropriada para o local ou para destinação da área para construção civil. Havendo a necessidade do corte é realizada uma medida compensatória através de reunião do CEDEMA.

Ao todo foram plantadas 480 como Pinheiro Araucária; Ypê rosa; Sibipiruna; Amora; Ingá e Fícus.

0 comentários:

Postar um comentário