quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cachoeira de Minas consegue ICMS turístico


Cachoeira de Minas é uma das cidades que integram o Circuito Turístico Serras Verdes que conseguiram o benefício do ICMS turísticio. O resultado foi muito comemorado, pois os recursos chegarão em 2011 e serão utilizados para a execução do Plano de Desenvolvimento Turístico do município, que inclui obras de infraestrutura, sinalização turística, realização de eventos e capacitação técnica e profissional.

Fabio Leme, encarregado de Cultura e Turismo da cidade ressalta a fundamental atuação do Circuito frente aos preparativos: “durante três meses, nos disponibilizaram oficinas conduzidas pela Esfera Consultoria, com o objetivo de preparar os dossiês de cada cidade”.

O secretário de Turismo e Cultura, Expedito de Oliveira diz que conseguir esse recurso foi uma vitória das mais significativas para Cachoeira de Minas e afirma: “com os investimentos que iremos fazer, a estrutura turística da cidade será melhorada e acrescida. Tenho certeza que começará uma nova era de desenvolvimento para o turismo cachoeirense".

Atualmente, Cachoeira de Minas é conhecida nacionalmente por ostentar a maior fogueira do Brasil, a Fogueira de São Pedro, que, anualmente, atrai milhares de turistas para acompanharem os festejos do acender. Outros eventos típicos da cultura mineira, como o desfile de carros-de-boi, desfile de tratores, cavalgada ecológica, festival sertanejo e as quermesses, são outras opções que os turistas encontram no município.

Segundo a Secretaria de Turismo e Cultura, a idéia é dar mais visibilidade à Fogueira de São Pedro, como símbolo de Cachoeira de Minas, através de diversas ações de infraestrutura e marketing. Nesse sentido, o Pátio da Fogueira, local onde acontecem os festejos, deverá receber os primeiros benefícios oriundos do ICMS Turístico. Para isso, todo um projeto arquitetônico está em fase final de elaboração e deverá ser colocado em prática já em 2011.
Outras sete cidades que integram o Circuito Serras Verdes também conseguiram a habilitação. São elas: Camanducaia, Cambuí, Tocos do Moji, Sapucaí Mirim, Pouso Alegre, Bueno Brandão e Gonçalves.

0 comentários:

Postar um comentário