quinta-feira, 8 de julho de 2010

Começou os preparativos para a tradicional Festa do Polvilho em Conceição dos Ouros


Conceição dos Ouros é a capital do Polvilho, sendo considerada a maior produtora de artesanal do Brasil. A tradicional “Festa do Polvilho” é comemorada a 14 anos no início do mês de agosto juntamente com o aniversário de emancipação política da cidade.


No dia 4 de agosto, dia da abertura oficial da festa desse ano, acontecerá no Centro Educacional Cristovam Chiaradia, o 8º Festival de Pratos Típicos de Mandioca e Polvilho.
O objetivo deste evento é homenagear a família rural e promover a valorização do produto de maior expressão local que é o polvilho, propiciando agregação de valor e renda e também divulgando as receitas que podem ser feitas a partir do polvilho e de sua matéria prima, mandioca.


O Festival é organizado pela EMATER-MG e realizado em parceria com a Associação de Produtores Rurais, Agroindústria de Conceição dos Ouros e Prefeitura Municipal.
No ano passado o evento reuniu um grande número de pessoas, contando com 239 pratos.
Durante o evento a comissão julgadora avalia os melhores pratos, seguindo alguns critérios como: mais criativos, bonitos e o sabor, a fim de elencar os vencedores em cada categoria, sendo elas: doce, salgado e panificação.


Os melhores pratos serão premiados e haverá sorteio de brindes a todos os participantes, mediante cupom numerado.
Aline Oliveira Guidis, extensionista de Bem-Estar Social da EMATER-MG, explica que ao entregar o prato na portaria, o mesmo é doado ao evento, e, no entanto, não será devolvido, pois todas as formulações serão servidas aos participantes.


E ressalta: “A cada ano, procuramos aperfeiçoar e fazer alterações que acreditamos que irá somar positivamente na execução do evento. O Festival é uma festa muito bonita e solidária, preparada com muito carinho, em que a partilha dos pratos é um momento muito importante”.
Para participar é necessário fazer a inscrição no escritório da EMATER-MG, no período de 01 de julho a 02 de agosto, levando nome, cpf, nome do prato e receita. No dia do evento basta apresentar seu prato em vasilha descartável e trocar o prato pela entrada.

0 comentários:

Postar um comentário