quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Paraisópolis recebe pela 5° vez a Ultramaratona Internacional BR135

[Matéria Publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]


A Ultra Maratona faz parte da copa do mundo das corridas, e é dividida em três modalidades: Badwater Ultramarathon, corrida no Deserto do Vale da Morte na Califórnia, Arrowhead Ultramarathon, corrida no Gelo em Minesotta no norte dos EUA e mais recentemente BR 135 Ultramarathon, corrida nas Montanhas.
Idealizada pelo ultramaratonista, Mário Lacerda, o percurso é considerado um dos mais difíceis do Brasil, tendo apenas 20 dos seus 217 km percorridos em superfície plana. O local escolhido foi a Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, e o desafio é percorrerem os terrenos íngremes passando pelo trecho de maior dificuldade do Caminho da Fé, (trilha de peregrinação).

No seu primeiro ano, a largada foi dada em Poços de Caldas (MG), com apenas 10 atletas, sendo posteriormente adequado ao percurso do caminho da Fé, passando seu início para São João da Boa Vista (SP).


Tendo em vista a carência do esporte na cidade e visando atrair turistas para a região, Paulo Artur Gonçalves, aderiu à iniciativa de Mário Lacerda, passando a incentivar, e buscar apoio para o evento.


A maratona está em sua quinta edição. Sendo que desde 2009 foi oficialmente integrada às comemorações do aniversário da cidade, graças ao um projeto de lei, encaminhado por Paulo Artur à Câmara Municipal de Paraisópolis.


Atletas de diversos países como: Austrália, Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido participaram da Ultramaratona esse ano, mostrando a crescente adesão dos atletas estrangeiros à BR135.


Cerca de 400 atletas divididos em três categorias: individual, dupla e trio, partiram de São João da Boa Vista no dia 23 de janeiro, e os primeiros corredores cruzam a linha de chegada em Paraisópolis no dia 24.


O vencedor da prova individual foi o mineiro Adilson Ligeirinho, que cruzou a linha de chegada na marca das 27h59min. No revezamento de duplas: João Valentim-A e Robson Vigilato-B da equipe Viva, que completaram a prova com 26h18min. E por fim os vencedores do revezamento de trios: Samuel Toledo-B Eduardo Rodrigues-A e Wilson Bonfim-C, integrantes da equipe BSB-Parque, fechando a corrida com o tempo de 26h18min.


A premiação dos vencedores foi realizada no Clube Recreativo da cidade na noite do dia 25 de janeiro.


0 comentários:

Postar um comentário