sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Gonçalvenses unidos por um turismo sustentável


[Matéria Publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]


A cidade de Gonçalves – MG, fica à 1256 metros de altitude, o clima frio e o sossego das montanhas, atrai cada vez mais turistas. O turismo acelerado começou a preocupar a população. Frente a isso decidiram reativar o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).

Atualmente o COMTUR é composto por 14 membros, sendo: Representantes da Câmara Municipal, Prefeitura, Educação, Emater, Copasa, Setor Hoteleiro, Comercial, e artesanato; Divididos em Representantes do Poder Público e Representantes da Sociedade Civil. O objetivo é fortalecer a participação dos profissionais no processo de adequação do turismo na cidade.

O grupo tem como meta, se adequar a uma série de exigências até um dia 15 de fevereiro, para concorrer a Verba do ICMS Turístico, que é uma iniciativa do Governo Estadual. Concluídas as avaliações, a verba poderá ser aplicada em 2011.

A médio e longo prazo, com base em ações de planejamento e orientação, ampliando a participação da comunidade junto ao Poder Público, o COMTUR pretende criar também o CODEMA, (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente). A criação desse órgão é fundamental para assessorar o poder público municipal em assuntos referentes à proteção, à conservação, à defesa, ao equilíbrio ecológico, à melhoria do meio ambiente e ao combate às agressões ambientais em toda a área territorial do Município.
Outra prioridade é a criação do Plano diretor, uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade, ou seja, um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade.

Fernanda Kurebayashi é suplente do setor Comercial e cita a importância de não só delimitar leis, mas também explicá-las à população: “Muitas pessoas não sabem por que não podem fazer isso e aquilo, sabem apenas que não pode”. “Seus pais e avós faziam, e hoje simplesmente isso é proibido”.

No momento a preocupação do COMTUR visa o crescimento sustentável da Gonçalves. Mantendo a essência da cidade, e principalmente atraindo turistas conscientes.

Brenna Leal representa o setor hoteleiro, e conta que muitos turistas conhecem Gonçalves e acabam permanecendo, “é impossível não se apaixonar por Gonçalves”, “ a preocupação é não deixar que Gonçalves cresça além de sua capacidade estrutural”.


As reuniões extraordinárias do CONTUR acontecem todas as primeiras quintas-feiras do mês na Câmara Municipal.

Para sobreviver a organização conta com a ajuda de empresários e patrocinadores locais.

0 comentários:

Postar um comentário