terça-feira, 12 de novembro de 2013

Jovem músico participa de concurso em São Paulo


João Vitor Nery de apenas 14 anos, tenta trazer mais um título musical para São Bento do Sapucaí. Violonista há apenas dois anos, João participa nos dias nove e 10 de novembro pela segunda vez do concurso de violão realizado pelo conservatório ‘Souza Lima’. É a 24º edição, desse evento reconhecido no mundo todo.
No ano passado, pela primeira vez testando seu dom em um concurso, o jovem conquistou o 3º lugar concorrendo na categoria de 12 aos 14 anos. Esse ano, João Victor vai enfrentar concorrentes na categoria livre, a mais concorrida: “ninguém com 14 anos ganhou a categoria livre nesse concurso”, lembra o músico. O nível dos participantes é alto e segundo ele, pode encarar competidores anos de experiência e uma carreira violonistica já estabelecida: “praticamente todos que participam desses concursos de alto nível fizeram ou fazem conservatórios reconhecidos. E eu não fiz conservatório”, conta ele.
João Victor aprendeu tudo em casa e sãobentista como ele, não poderia ter aprendido com outro senão com o maestro e professor, André Pantera. Todo o conhecimento adquirido pelo aluno foi por meio das aulas de André: “ele me ensinou muito mais que simplesmente tocar violão, me ensinou a sentir a musica, e isso não há conservatório que faça melhor”.

Mestre e aluno estão confiantes apesar das dificuldades. Pantera conta orgulhoso do aluno diferenciado: “nunca na história do violão brasileiro um garoto de 14 anos conseguiu um dos três primeiros lugares em um concurso de nível internacional como o concurso da faculdade Souza Lima”, destaca entusiasmado. “Ele tem claras chances de vencer. Considero o João Victor o maior fenômeno do violão que já encontrei em 20 anos de carreira como professor”, afirma Pantera.

0 comentários:

Postar um comentário