sábado, 11 de setembro de 2010

Um resgate à história de Conceição dos Ouros.


No mês de agosto comemora-se em Conceição dos Ouros, o aniversário do Museu Histórico, Arqueológico, Cultural e Ambiental da cidade. A lei de sua fundação foi aprovada no ano de 1989, porém a concretização do projeto só foi possível em 1999, após fosseis indígenas serem encontrados na cidade.

Em 1998 foram encontrados fósseis indígenas (S1- Sepultamento Pré-histórico um) em Conceição dos Ouros quando o Senhor Pedro Ferreira Neto, construía um muro em sua residência e encontrou vasos de cerâmica e uma ossada. Ele chamou atenção do poder executivo para a importância de estudar e preservar nosso patrimônio histórico, e a partir disto foram chamadas uma equipe de pesquisa do setor de arqueologia da UFMG, e do Museu de História Natural, sob responsabilidade do professor André Prous, que se responsabilizou pela coordenação dos trabalhos de pesquisa arqueológica dentro dos limites da cidade.

Dois anos depois do Primeiro achado arqueológico foram encontradas outras duas urnas funerárias (S2- Sepultamento Pré-histórico dois) em um local denominado pelos arqueólogos de Sítio Arqueológico da Creche. Local que segundo fontes orais muitos destes artefatos foram perdidos no ano em que se construiu a creche. Em 1998 foram realizados novos trabalhos de escavações, onde foram encontrados novos sepultamentos e vaso de uso domésticos além de objetos como pontas de flechas.

Hoje estas descobertas arqueológicas de urnas funerárias com pedaços de ossos, machadinhas de pedras e os sítios arqueológicos pré-históricos têm revelado a presença dos primeiros habitantes que durante muitos anos ficaram no esquecimento, embora muitos habitantes da cidade relatarem que seus avós e bisavós tenham sido índios. Explica Neale Freitas, responsável pelo Museu.

Os materiais arqueológicos dispostos em ordem cronológica da memória social transmitem os acontecimentos do passado, por que retém a confirmações desta memória.
No museu além da parte indígena que engloba Machadinhas, urnas funéreas, objetos de uso domésticos, vasinhas desenhadas, enfim utensílios utilizados antigamente pelos índios pode-se encontrar também no museu objetos que fazem parte da história dos Ourenses, como espadas, utensílios usados na igreja, no cinema, nas casas do Barão, entre outros.

O horário de visitação vai das 09h00min as 11h00min das 14h00min as 16h00min de segunda a sexta e nos feriados e finais de semana somente com agendamento antecipado por telefone com a responsável pelo Museu, Neale Mara de Freitas.

2 comentários:

bruno nobru disse...

Carla, você teria por favor o telefone do Museu? Fiquei interessado pacas em ver esta exposição! se puder me enviar pelo e-mail agradeço: trocarletras@gmail.com , obrigado! e parabéns pelo Blog, está muito bom!

Carla Barbosa disse...

Ola Bruno, muito obrigada pela visita. =)

Postar um comentário