segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Retratos de uma vida

Dionísio Porfírio Alves nasceu em Conceição dos Ouros no ano de 1972. Aos três anos de idade uma varinha e a terra molhada pela chuva, serviam de inspiração para o pequeno garotinho com conta sua mãe, Leonor Alves Correa.

35 anos se passaram, o menino cresceu e a paixão pela arte também. Ele estudou artes plásticas em São José dos Campos, Caçapava e Curitiba. E hoje o dom artístico fez dele também professor nas escolas escola municipal ‘Vasconcellos Costa, Jandira Tosta no bairro belo horizonte, e Clarice Toledo no bairro São Cristóvão em Pouso Alegre.

Suas obras seguem um estilo impressionista e surrealista, que trabalha com perfeição e entre seus desenhos favoritos estão animais, paisagens e principalmente a figura humana “é a parte que mais me fascina onde posso ver a particularidade de cada ser, onde sempre existe a beleza, onde vemos que Deus não se repetiu em ninguém”.

Em 2009 decidiu se aventurar em outras modalidades de arte. Agora a argila e a madeira disputam espaço com o lápis, o papel, a tinta e o pincel “decidi fazer modelagem em argila, porque sou apaixonado pela anatomia humana, e a argila um material que me facilita muito no processo”. Para isso fez curso de tridimensional em São Paulo.

As horas de trabalho e lazer se misturam. Em todas elas a arte está presente em sua vida. Apesar dos anos de experiência, Dionísio é mais uma prova de que a luta pelo reconhecimento vem em passos curtos e lentos “Ser reconhecido infelizmente ainda é um processo difícil. Vivemos em um país onde nem todos tem acesso a arte, para apreciar e interesse em conhecer”.

Ele chega a fazer mais de 30 trabalhos no mês, dos mais variados tipos: retratos, esculturas, caricatura e pinturas a óleo sob tela, acrílica, giz pastel entre outros e mesmo assim afirma que para ganhar dinheiro com seu trabalho foi preciso abrir um leque maior, como ser educador “além de dominar algumas técnicas, estudar muito e me aprofundar naquilo que amo”.

Assim como todo criador, o artista admira sua criação e sonha com sua redenção. Com Dionísio não é diferente, no perfil de seu portfólio ele redige uma frase do Pr. Edilson Ramos: “Como a águia, temos dentro de nós o desejo de voar grandes alturas”.

O artista mantém um relacionamento de estreita afinidade com as crianças e procura sempre manter o bom humor.

Deus é sua maior crença e acredita no relacionamento direto dele com seus filhos “ele não vive longe lá no céu sem se importar comigo”.

É nesse ambiente de fé e arte que Dionísio constrói um mundo de cores e expressões das mais variadas formas. E faz seu hobby também o seu meio de sustento.

0 comentários:

Postar um comentário