segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CRAS de Paraisópolis é inaugurado e já conta com três projetos

No último dia 9, foi inaugurada a unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em Paraisópolis, localizada a rua Silviano Brandão 887. Estiveram presentes, autoridades municiais, a equipe formada por oito pessoas que compõem o centro e convidados.

O CRAS é uma unidade pública atuante no convívio familiar de pessoas de baixa renda e com acesso restrito de serviços públicos. Tem como objetivos: promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias, contribuir para o processo de autonomia e emancipação social, atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, entre outros direitos que serão assegurados pelo CRAS.

Mara Bernardes a Coordenadora do CRAS, apresentou a equipe que conta com: uma assistente social Fernanda Brasil, um psicólogo Gustavo Guimarães, a Gestora do Programa Bolsa Família Daniele Garcia, uma técnica do Cadúnico Samara Ferreira e também Éder Carvalho e Roger Cabral entrevistadores para o período de recadastramento do ‘Bolsa Família’.

Em seu discurso, Mara conta que espera com a unidade, avançar na direção de um padrão societário mais justo e mais solidário no qual cada beneficiário dos Programas PBF-Programa Bolsa Família, BPC-Benefício de Prestação Continuada e outros segmentos sociais do município tenham melhores condições de vida e oportunidade de realizar seus potenciais.

O prefeito Sérgio Bizarria explica que o CRAS já existia no papel e que torna-lo ativo foi um passo muito importante e reafirmou o compromisso assistencial dos projetos “não adianta resolver os problemas sim dar diretrizes para as pessoas”.

A vereadora Cidinha, também esteve presente e discursou como assistente social e deixou claro que o clientelismo deve acabar “temos uma tradição de politicas clientelistas, assistencialista no município de Paraisópolis e a implantação do CRAS com certeza irá mudar os rumos da história do Município”. Além disso cita a importância de resgatar o cidadão da situação de vulnerabilidade e risco e inserindo - o na sociedade.

A unidade foi inaugurada contando com três projetos iniciais. ‘Crescendo com Música’ que atende as crianças do bairro ‘Frei Orestes’ considerado o local de maior vulnerabilidade social do município ministrado pelo músico Roberto Júnior, ‘Reciclando Vidas’ com mulheres também do bairro ‘Frei Orestes’ e ‘Reciclando Artes’ realizado com crianças de 07 até 17 anos, ministrado pelo Dimas Tatoo.

Dimas conta que serão elaboradas de 20 a 25 esculturas feitas de garrafas pet, sendo árvores de natal e bonecos de neve. As escolas estão envolvidas no projeto e arrecadas a matéria-prima. Serão quatro

0 comentários:

Postar um comentário