segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Projeto de proteção e Recuperação de nascentes é realizado em Paraisópolis

Rodeado por montanhas a 1500 metros de altitude no município de Paraisópolis está localizada a reserva natural, Parque Ecológico do Brejo Grande, onde existe um lago artificial, considerado o mais alto do país.
A preocupação em preservar o local partiu do CODEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental) no segundo semestre de 2010.
A idéia tem como objetivo cercar, proteger e recuperar nascentes das propriedades localizadas no entorno do Parque.
O CODEMA conta com o apoio da prefeitura para execução do serviço e transporte de moirões, e também de voluntários, já os proprietários não são obrigados a cercar as nascentes e ficam a vontade para opinar sobre a os limites que serão cercados.
A verba gasta no projeto inicialmente era resultante de multas de crimes ambientais depositadas em um fundo. Hoje em dia o projeto ganhou a parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que doou moirões e arame farpado para dar continuidade ao trabalho.
Pedro Sousa Silva de Paula Ribeiro, Diretor de Meio Ambiente do município, explica que as principais vantagens de proteger os mananciais é evitar o pisoteio do gado nos olhos d'água: “a cerca também favorece a regeneração natural da vegetação que serve para evitar erosão e proteger as nascentes”.
Ao todo já foram cercadas cinco nascentes e mais cinco voluntários já receberam os materiais e aguardam execução do serviço.
A meta do projeto é cercar 10 nascentes e continuar na busca por captação de recursos para continuar os trabalhos que foram iniciados no Brejo Grande por ser a área do manancial que abastece a cidade de Paraisópolis
É importante lembrar que recuperar ou proteger uma área de nascente, além de ser um ótimo investimento ambiental, ajuda a garantir o fornecimento de água no campo e a manter a biodiversidade local.

0 comentários:

Postar um comentário