sábado, 9 de janeiro de 2010

Departamento de Cultura promove Folia de Reis em Paraisópolis


[Matéria Publica pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A Folia de Reis é uma festa religiosa, que simboliza a viagem dos três Reis Magos para visitar e adorar o menino Jesus em seu nascimento. A comemoração é uma das mais antigas manifestações de Cultura popular do Brasil.
A festa tem início na véspera do Natal, e se estende até 6 de janeiro, data em que é oficialmente comemorado o dia de Reis.

A Prefeitura Municipal através do Departamento de Cultura, Lazer e Turismo, vem desde o ano passado resgatando e valorizando a cultura do evento. No primeiro ano de festa foi criado grupo “Foliões de Reis de Paraíso”, que se apresenta para a população no Natal e no dia de Reis, em frente ao presépio na Praça da Matriz.
Além disso, o grupo lidera uma procissão que sai da igreja do Bairro Serra dos Pereiras e percorre algumas casas escolhidas pelo festeiro do ano para homenagear o presépio. A última casa é a do festeiro que oferecem doces e salgados a vontade para todos que acompanham a procissão de Reis.

A festa não era mais celebrada em Paraisópolis há muitos anos, e o resgate do evento foi feito pelo próprio secretário de Cultura, Lazer e Turismo, Getúlio Dorneles Castro, ele conta que a idéia de trazer a Folia de Reis novamente para Paraisópolis surgiu no final de 2008, quando foi apresentado a um grupo de Foliões de São Tomé das Letras.

A apresentação do grupo no dia 6 fechou as festividades de Natal na cidade.
Segundo Getúlio a festa vem ganhando força, e cada vez mais pessoas estão participando: “centenas de pessoas estiveram na Praça da Matriz e nos aplaudiram bastante”. Conta ele, bastante feliz com o resultado do evento.
Ainda de acordo com o Secretário, devem ser acrescentados em algumas festas da cidade ainda esse ano, grupos de Congada, Moçambique e Maracatu, com objetivo de resgatar e divulgar ainda mais a cultura de nosso país.

1 comentários:

Carla Barbosa disse...

Olá, quem é vc?
=)

Postar um comentário